sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Mais de 10 mil empresas foram abertas em 2013 no Maranhão, aponta Jucema

Número total de aberturas registrado no órgão ao longo do ano passado foi de 10.980, enquanto em 2012 ficou em 10.308, um crescimento de 6,5%.

Foto: Arquivo
facebook.com/jornaloestadoma/

A Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc), divulgou o crescimento de 6,5% no número de novas empresas, em 2013, comparado ao ano 2012. O número registrado em 2013 foi de 10.980 empresas para 10.308 em 2012.
Entre os tipos jurídicos, o Empresário Individual foi o preferido dos empreendedores maranhenses, com 64,5% do total. Já as Sociedades Limitadas representaram 30,8%, seguidas da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, com 4,1% e outros tipos com 0,7%.
Para a presidente da Jucema, Sueline Moraes Fernandes, são vários os fatores que compõem o cenário de crescimento. Ela destaca o próprio aquecimento da economia, a política de incentivo do Governo do Estado, assim como a maturidade dos empresários que estão vivendo a cultura do empreendedorismo e investem em seu próprio negócio.
Segundo Sueline Moraes Fernandes, a perspectiva, para este ano, continua positiva já que a Jucema pretende expandir os serviços para outros municípios e intensificar o trabalho de desburocratização em todas as suas unidades.
"O que queremos é atender os usuários de forma a simplificar o registro empresarial, facilitando, assim, a abertura de novos negócios. Essas são práticas diárias que estão dando resultados", ressaltou a presidente.
Atualmente, a Jucema tem 10 escritórios regionais no interior do Maranhão e em São Luís, além da sede, duas unidades nos Viva Cidadão do João Paulo e Praia Grande. Todas as unidades descentralizadas da Jucema estão aptas a fazer o registro e legalização dos atos das empresas.

Nenhum comentário: