quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Grito de Carnaval na Madre Deus

 
As agremiações carnavalescas Máquina de Descascar´Alho e Fuzileiros da Fuzarca reúnem foliões hoje, na Madre Deus.
 
Há 28 anos a Máquina de Descascar’Alho anima os foliões no primeiro dia do ano. Em 2014 não será diferente. Hoje, o tradicional bloco carnavalesco da Madre Deus sai às ruas do bairro para promover um verdadeiro arrastão de alegria. O grupo, que reúne foliões de todos os cantos da cidade, dá hoje o primeiro grito de Carnaval, e concentração acontece a partir do meio dia no Morro do Querosene (Madre Deus). Quem também anima hoje as ruas da Madre Deus é o tradicional bloco Fuzileiros da Fuzarca, que se concentra às 14h na sede da agremiação (Rua Afrânio Peixoto), de onde sairá percorrendo as principais ruas do bairro.
A novidade deste ano é o CD que o grupo lançará em breve. Trata-se do disco comemorativo aos 25 anos de fundação da Máquina e que somente agora, três anos depois e por falta de patrocínio, chega ao mercado. “O disco é uma celebração à existência do grupo e traz músicas inéditas. Vem como regravações da Máquina e de outros grupos carnavalescos”, adianta Silvério Costa, o Boscotô, um dos organizadores da manifestação carnavalesca.
Sobre a demora em ser lançado, Boscotô explica: “Infelizmente não tivemos apoio para fazer o disco e por isto mesmo tivemos dificuldades em viabilizá-lo e somente em 2014 ele finalmente chega para animar o público que sempre acompanhou a Máquina”.
O CD retrata o que os foliões podem ver ao vivo hoje. No repertório músicas como A laska, Terra de cemitério, Ilha do amor, Ensopado de Siri, Alto da colina etc, figuram no disco. São marchinhas e sambas, a maioria gravadas em CDs da Máquina de Descascar’Alho.
Mas o grupo madredivino também homenageia outros grupos como o Jegue Folia, por exemplo. Deles a Máquina gravou A dança do jegurê e Trombone de vara. Da esbandalhada a agremiação pinçou Piroga da Olga e Esbandalhada (Eu te conheço Carnaval).
Mas, além destas, quem seguir o arrastão do grupo hoje poderá se divertir ao som de Morro do Querosene, Barreira Sanitária, Golfo deu, A máquina é um avião, Ensacar'Alho, Nambu seca, Não enxiriza malandro, Código "F" do parágrafo "D", entre outras.

Grupo – Fundada no ano de 1986, a Máquina de Descascar’Alho é uma das difusoras das tradições carnavalescas de rua de São Luís. O grupo surgiu em uma época em que pouco se dava importância ao Carnaval de rua da capital, já que as atenções no período do Reinado de Momo estavam voltadas para o Carnaval de Passarela e de clubes.
Boscotô conta que um grupo de amigos se reuniu na Madre Deus e montou um grupo de sujo que no primeiro ano saiu com o nome de Unidos da Última Hora. “No ano seguinte, saímos como Máquina de Desacascar’Alho e o grupo permanece ainda hoje, arrastando uma multidão no pré-Carnaval de São Luís”, festeja Boscotô.
A importância da manifestação para incrementar o Carnaval de rua de São Luís em décadas passadas é incontestável. “Somos um grupo que mantivemos a nossa base, com músicos do Regional 310, o pessoal do grupo Madrilenus e de outros grupos carnavalescos da Madre Deus”, celebra Boscotô.
Ele explica que Máquina de Descascar’Alho é dividida entre a banda de palco e o bloco de rua. “A banda segue fazendo o Carnaval em festas pela cidade, enquanto o bloco é o que sai hoje nas ruas da Madre Deus”. Integram a banda de palco 20 ritmistas, enquanto no bloco desfilam 50 músicos.

Fuzarca – O bloco Fuzileiros da Fuzarca, um dos mais antigos do Maranhão, também comemora a chegada do ano com muita festa. A partir das 14h, na sede da agremiação, a festa tem início e se prolongar por toda a tarde em um cortejo pelas ruas do bairro.
De acordo com a presidente do bloco, Maria da Graça Viana, a agremiação se prepara também para festejar os 78 anos de existência a ser celebrado no dia 11 de fevereiro.
Na ocasião, será prestada uma homenagem a Herberth Balbino Almeida – conhecido como Betinho – "fuzileiro" que tocava pandeiro, compositor e um dos intérpretes dos sambas, falecido em junho de 2013.
“Assim como vamos nos lembrar de tantos outros sambistas e demais integrantes que passaram pelos Fuzileiros da Fuzarca”, diz a presidente do bloco, Maria da Graça.
Como parte dos preparativos para a Folia de Momo, o Fuzileiros da Fuzarca já está promovendo sempre aos domingos, a partir das 14h, na sede da agremiação, o tradicional ensaio da bateria, das pastoras e da porta-estandarte, com entrada gratuita.

Tradição – Composto por cerca de 100 integrantes (ritmistas e pastoras), o bloco Fuzileiros da Fuzarca foi fundado em 11 de fevereiro de 1936 por poetas e compositores apaixonados por samba e Carnaval - o último bloco sobrevivente dos grupos tradicionais da década de 1940.
Cristóvão Colombo da Silva, o popular Alô Brasil, Sandoval Silva, Mané Caju, Pedro Pantaleão, Astrogildo Silva, Carlos Moreira, José João foram os menestréis que deram vida a uma das tradições da cultura popular do Maranhão.
O ritmo cadenciado, produzido pelas retintas, taróis-de-mão e duas-por-uma, instrumento de percussão cobertos com couro de bode e carneiro, além do preto e do branco, cores do bloco e da estrela nas confecções das fantasias, são as marcas inconfundíveis dos Fuzileiros da Fuzarca.

Serviço


• O quê
Grito de Carnaval da Máquina de Descascar’Alho e do bloco Fuzileiros da Fuzarca
• Quando
Hoje, respectivamente a partir do meio-dia e das 14h
• Onde
Concentração no bairro
Madre Deus

Nenhum comentário: