domingo, 5 de janeiro de 2014

Brasilidade do Bicho no Carnaval da Ilha

Bicho Terra entra hoje oficialmente na contagem regressiva para o Carnaval, às 17h, com sua primeira domingueira, no Ceprama.

 
Passadas as festas de fim de ano, aos poucos a cidade vai entrando no clima do Carnaval 2014. À parte os cortejos dos blocos tradicionais pelo centro de São Luís, como é o caso do bloco Os Feras, que sai às ruas hoje, às 16h, um dos primeiros a dar a largada será o Bicho Terra. A partir de hoje, o bloco apresentará suas atividades recreativas (oficinas de ritmos, percussão, coreografias e ensaio da banda) no Ceprama (Madre Deus), começando sempre às 17h.
As recreações ou domingueiras do Bicho não serão realizadas na Casa Barrica (Madre Deus) porque o espaço ainda está em reforma e será reinaugurado no mês de junho. A obra tem o patrocínio da Cemar, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Até a temporada de Carnaval, o Bicho Terra trabalhará a temática alusiva à Copa do Mundo no Brasil. Para tal, já providenciou inclusive novas indumentárias que vestirão os dançarinos nos cortejos pelas ruas da Madre Deus.
O tema geral é Bicho Terra Brasil e as variáveis são Bicho Brasileirinho, Bicho Brazuca e Bicho Canarinho, que nomeiam as fantasias nas cores da bandeira brasileira. De acordo com José Pereira Godão, diretor artístico do grupo, as domingueiras incluirão também ritmos juninos, objetivando o início do que ele batizou de Super Seleção Barrica Brasil 2014, com a preparação do elenco para o novo espetáculo, que será apresentado no mês de junho, nos terreiros juninos, e também como musical, no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol). A edição do ano passado foi sucesso de público em suas quatro sessões.
No mês de junho, durante as apresentações na Casa Barrica, haverá exibição em telão das partidas dos jogos do Brasil. “Nesse período, a Casa Barrica se transformará na Arena Barrica, pois nós estaremos totalmente no clima da Copa do Mundo”, adiantou José Pereira Godão.

Folia de Momo - Para o Carnaval, estão sendo programados os tradicionais cortejos do bloco, como o Buraco Negro (participantes vestem preto) e Paz do Bicho (todo mundo de branco), além do especial deste ano, Bicho Brasil, com o cortejo formando um tapete nas cores verde e amarelo. Fantasias e camisetas, nas mesmas cores, serão disponibilizadas na Casa Barrica.
Com relação às camisetas, a direção artística vai brincar com o tema geral nos slogans Entre nesse time, Jogue nesse Bicho, Seja uma estrela dessa seleção, O Bicho é a bola da vez no Carnaval do Brasil, entre outros. Uma deles trará um trecho de uma das canções do bloco: É gol, é gol, é gol / toda essa galera vai cantar de novo / é gol, é gol, é gol, volta meu Brasil a sacudir teu povo / é bola de pé em pé, bola de pé em pé / time de ouro tem que dá olé, nas vozes dos cantores Inácio Pinheiro e Roberto Brandão.
Para os cortejos carnavalescos, a participação do público será livre. “Basta fazer a inscrição e adquirir um dos figurinos. As camisas para acompanhantes estarão disponíveis a partir de fevereiro”, informou Godão, avisando ainda que, além das camisas, estarão disponíveis também os DVDs com o espetáculo musical gravado no Carnaval 2013 na Praça Deodoro, com os grandes sucessos do Bicho Terra. O lançamento acontecerá em fevereiro.
As músicas já estão disponíveis na internet (www.ciabarrica.com.br) ou no Facebook: Companhia Barrica do Maranhão e Bicho Terra Maranhão Brasil. Segundo Godão, a direção artística está recebendo composições que versam sobre o tema da Copa do Mundo no Brasil a serem trabalhadas no período, à parte as já existentes compostas por ele e pelo compositor Luís Bulcão.

Serviço


• O quê
Domingueira do Bicho Terra
• Quando
Hoje, às 17h
• Onde
Ceprama
• Entrada franca

Nenhum comentário: