sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Após primeira matrícula no SiSU, restam 900 vagas em 47 cursos da UFMA

 

 

 
Foto: Biné Morais
 
Curso de Medicina foi o mais procurado e está com 84% das vagas ocupadas.
 
Mais da metade das vagas da Universidade Federal do Maranhão foram preenchidas na primeira chamada do SiSU

Após o fim das matrículas da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), restam aproximadamente 900 vagas distribuídas em 47 cursos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no campus do Bacanga. Segundo o Departamento de Organização Acadêmica da Universidade Federal do Maranhão (Deoac/UFMA), mais de 50% das 1.852 vagas oferecidas pela instituição foram preenchidas nessa etapa da seleção. Conforme o calendário divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o resultado da segunda chamada do SiSU deverá ser divulgado na segunda- feira, dia 27.
Diferentemente das outras edições do processo de seleção, o número de matrículas superou a metade das vagas oferecidas. De acordo com Raimundo Nunes, diretor do Departamento de Organização Acadêmica, foi satisfatório o número de candidatos que garantiram vagas na UFMA na primeira chamada. "Nessa etapa, mais de 50% das vagas foram ocupadas, o que mostra que houve uma evolução. Quando comparamos com os semestres anteriores, vemos que as matrículas tinham como média 30% e 40%", frisou.

Mais procurado - Apesar do aumento no número de registros na UFMA, nenhuma graduação da instituição de ensino superior foi totalmente preenchida na primeira chamada do SiSU. No entanto, segundo o diretor do Deoac, o bacharelado em Medicina foi o curso que apresentou mais matrículas, com 84% das vagas ocupadas. "Pelo que pudemos apurar, restam somente oito vagas para o fechamento total da turma de Medicina", ressaltou.
Ainda de acordo com ele, o curso de bacharel em ciências tecnológicas, em ambos os turnos, e o curso de bacharelado em Direito também acumularam grande volume de matrículas, com cerca de 70% das vagas preenchidas, restando 70 e 30 vagas respectivamente. "Os nossos analistas estão fazendo a validação dessas matrículas para poder informar ao MEC. Assim, as vagas restantes serão direcionadas para as próximas chamadas", disse Raimundo Nunes, diretor do Departamento de Organização Acadêmica.
Segundo o Deoac, aumentou o número de matrículas feitas nos outros campi da UFMA. Conforme dados do Departamento de Organização Acadêmica da Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, Pinheiro e Chapadinha registraram 50%, 60% e 40% de matrículas efetivadas.

Segunda - De acordo com Raimundo Nunes, as vagas deverão estar totalmente preenchidas somente com a segunda chamada e, por fim, com as listas de espera. Neste último caso, a inscrição só é realizada com a manifestação de interesse do candidato, entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro, no portal do SiSU.
Perdem o direito à vaga aqueles candidatos aprovados na primeira opção selecionada durante o processo de inscrição no SiSU que não efetivaram a matrícula. Apenas os estudantes selecionados na sua segunda opção poderão continuar a concorrer nas outras chamadas. "Quem passou na primeira opção e não veio se matricular perde a vaga e não cabe mais recurso. Mas poderá se inscrever normalmente no segundo semestre com a mesma nota. Todos poderão se inscrever para o outro semestre, mas aqueles que estiverem matriculados em algum curso em uma faculdade pública deverão optar por apenas um curso e cancelar o outro", comentou.

Números


1.852 vagas foram oferecidas pela UFMA para a Cidade Universitária
84% das vagas de Medicina foram preenchidas na primeira chamada

Nenhum comentário: