quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Veículo Leve sobre Trilhos poderá circular também na área Itaqui/Bacanga e no trecho Tirirical/Estiva.

Prefeitura estuda rota para VLT no trecho Tirirical-Estiva

 
 
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou que está em andamento um estudo para futura modificação do itinerário previsto anteriormente para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que, além de circular na área Itaqui-Bacanga, atenderia o trecho Tirirical-Estiva. De acordo com o titular da SMTT, Carlos Rogério Araújo, a rota teria 24 quilômetros e, uma vez implantada, serviria à população de bairros próximos à BR-135, como Tirirical, Vila Itamar, Maracanã, Pedrinhas, Estiva, entre outras localidades.
A possível alteração, ainda de acordo com a SMTT, também teria um benefício logístico, já que o possível novo itinerário contaria com a linha férrea da Transnordestina (antiga REFFSA), que cedeu recentemente um galpão no Km 0 da BR-135 para abrigar os dois vagões do VLT - comprados por R$ 7 milhões - e que há mais de um ano estão na capital sem qualquer uso.
Em nota divulgada no último domingo (22), a Prefeitura de São Luís, por meio de seu site oficial, confirmou que o eixo Itaqui-Bacanga seria a primeira localidade a ser beneficiada com o VLT. A primeira linha, com 6,5 km, cujos prazos de execução e conclusão não foram divulgados, deverá interligar o Terminal da Praia Grande ao Anjo da Guarda.

Projeto - O VLT foi adquirido pelo ex-prefeito João Castelo às vésperas das eleições municipais do ano passado. Desde o início das obras de instalação, o VLT foi considerado um projeto eleito-reiro, utilizado para alavancar uma eventual reeleição do então prefeito João Castelo, que aca-bou perdendo o pleito de outubro de 2012, no segundo turno, para o atual prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC).
O moderno sistema de transporte de massa deveria ter entrado em operação em dezembro passado, mas nem o primeiro trecho de trilhos foi concluído. Cada vagão do VLT tem 18 metros de extensão, formando o veículo de 36 metros, com seis portas que abrem simultaneamente e capacidade para 358 pessoas, 96 sentadas e 262 em pé.
A capacidade estimada do VLT é de atender cerca de 20 mil passageiros por hora, em cada sentido, em uma velocidade média de 40 km/h. Hoje a velocidade média operacional do transporte coletivo em São Luís é de 12 km/h, por causa dos constantes congestionamentos nas principais vias da cidade.

Nenhum comentário: