quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Prêmio Fapema 2013 é entregue em noite de muitas homenagens

Premiação serve de estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento do estado do Maranhão



A governadora Roseana Sarney, representada pelo secretário de Estado chefe da Casa Civil, João Abreu, foi homenageada na solenidade do Prêmio Fapema 2013, com uma placa entregue pela presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Rosane Guerra.
O evento ocorreu, na noite de segunda-feira (25), no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís. Participaram da solenidade diversas autoridades, entre elas os secretários de Estado José Costa (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e Olga Simão (Cultura), e o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Oliveira.
João Abreu disse que o Prêmio Fapema é um estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento do estado. "É uma oportunidade de reconhecimento de novos valores. A governadora tem investido na área da ciência e da tecnologia e, este ano, tivemos um acréscimo de 25%, o que é bastante significativo, levando-se em consideração a atual conjuntura. Temos que considerar nesse processo o intercâmbio, que é fundamental. Hoje, o Maranhão tem diversos bolsistas estudando no exterior, que retornarão, em breve, para difundir o conhecimento adquirido", disse.

Participação - Rosane Guerra destacou a melhoria qualitativa do prêmio e a oportunidade de participação dada a pessoas de outros estados. "Este ano, nós temos uma empresa vencedora, o que caracteriza a diversidade do prêmio. Sem dúvida alguma, a cada edição do prêmio, a adesão é maior e isto prova o interesse pela ciência e pela tecnologia", disse a presidente.
O Prêmio Fapema está na 9ª edição e, desta vez, o tema foi Globalização e Ciência: Intercâmbio de Tecnologias para o Desenvolvimento do Maranhão, escolhido por votação popular. Os vencedores receberam premiação em dinheiro, variando entre R$ 2 mil e R$ 10 mil, e troféus. Ao todo, 54 pesquisadores (incluindo os orientadores de projetos) foram agraciados nas categorias Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Divulgação Científica, Inovação Tecnológica, Desenvolvimento Humano e Empresa Inovadora.
 
 
 

Nenhum comentário: