sábado, 26 de outubro de 2013

Super navio Vale Maranhão tem partida de São Luís prevista para hoje

 
Navio, que realiza sua viagem inaugural, está atracado, desde quinta-feira, no Terminal da Ponta da Madeira.
 
A Vale divulgou ontem fotos do megacargueiro Vale Maranhão, após publicação de reportagem de O Estado sobre a viagem inaugural do navio, que atracou na última quinta-feira (24) no Píer IV do Terminal da Ponta da Madeira. A embarcação da classe Valemax, que homenageia o Maranhão, deve deixar São Luís hoje, de acordo com informações de sites de monitoramentos de tráfego marítimo.
A embarcação estava na Baía de São Marcos desde o dia 12 deste mês, aguardando para atracar e receber o seu primeiro carregamento de minério de ferro. O navio tem 361 metros de comprimento e 65 metros de largura, com 403,8 mil toneladas de porte bruto e previsão de carga de 380 mil toneladas. A embarcação compõe a frota da classe Valemax, atualmente os maiores mineraleiros do mundo, encomendados, desde 2008, a estaleiros chineses e sul-coreanos como o Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering, STX Offshore & Shipbuilding, Jiangsu Rongsheng Heavy Industries e Bohai Shipbuilding Heavy Industry. O Vale Maranhão é um dos últimos Valemax para compor uma frota de 35 embarcações, cada uma com capacidade máxima de carga de 395 mil toneladas, destinada a embarcar minério de ferro extraído da Serra de Carajás, no Pará, para o mercado internacional.
O Vale Maranhão não é a única embarcação da classe Valemax a homenagear o estado. O Vale Ponta da Madeira está em fase de construção no estaleiro STX Offshore & Shipbuilding, da Coreia do Sul, e deve iniciar em breve a fase de testes de mar. Os nomes das embarcações dos megacargueiros são homenagens às localidades onde a mineradora mantém negócios. No caso do Brasil, os navios que já estão operando receberam o nome do país e de estados ((Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Maranhão), além da mina de Carajás e dos terminais portuários de Tubarão (ES) e Ponta da Madeira (MA).

Nenhum comentário: