terça-feira, 8 de outubro de 2013

Frota de São Luís cresceu 224% em 10 anos e já supera 300 mil veículos

 
Maior volume é de carros, 54,38%, seguido por motocicletas, que já chegam a 23,97%.
 
Jock Dean
Da equipe de O Estado
 
Em pouco mais de 10 anos, a frota de veículos de São Luís cresceu 224%, passando de 99.759 em 2001 para 323.271 em 2013, segundo dados registrados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) até ontem. Mas o crescimento da frota tem refle-xos negativos no trânsito da ca-pital, que fica cada vez mais lento, com congestionamentos maiores, além do aumento no número de acidentes. Situação que se agrava por causa da precariedade da infraestrutura viária da cidade.
Se comparada a frota de veí-culos com o número de habitantes de São Luís (1.053.922, segundo o IBGE), a capital tem 3,26 habitantes por veículo. Dessa frota, o maior volume é de carros, que representam pouco mais da metade, 54,38%, seguida de motocicletas, que somam 23,97% do total. Ainda segundo dados do Detran, por dia, mais 180 veículos estão sendo emplacados.
São Luís tem ainda a maior frota do estado. A segunda colocada, a cidade de Imperatriz, tem o equivalente a 34,25% do total de veículos da capital, que é 27,28% do total da frota maranhense. Esse crescimento exponencial do número de veículos que circulam na capital é um fenômeno verificado principalmente desde 2004, conforme mostram as estatísticas do Detran. De 1991 a 2004, eram emplacados pelo menos 5.908 veículos ao ano na capital. De 2004 a 2007, a média anual dobrou, passando para 11.403 emplacamentos. Este ano, de janeiro a setembro, 48 mil veículos já foram emplacados.

Congestionamentos - As consequências de um número cada vez maior de veículos são visíveis: o aumento da quantidade de congestionamentos e diminui-ção da velocidade média nas vias em horários de pico. Difícil encontrar um motorista que trafegue diariamente pelas grandes avenidas de São Luís que não tenha pelo menos uma reclamação a fazer. Com um fluxo diário médio de 29 mil veículos, a Avenida Jerônimo de Albuquerque, que corta pelo menos 20 bairros da cidade, do Cohafuma à Forquilha, é alvo de muitas reclamações.
O condutor Claudio Oliveira, que todos os dias faz o percurso Bequimão/São Francisco, fez uma lista dos problemas que enfrenta todos os dias na Jerônimo de Albuquerque. "Além do engarrafamento e do trânsito lento nos horários de pico, a gente precisa desviar de bueiros abertos e buracos no asfalto. Quando tem acidente ou ônibus quebrado, o que acontece praticamente todos os dias, a situação fica ainda pior", afirmou.
Na Avenida dos Portugueses, o trânsito é complicado nos dois sentidos e fica ainda pior por causa da falta de vias alternativas para aliviar o tráfego entre o centro da cidade e o Porto do Itaqui. Todas as manhãs, agentes de trânsito fazem intervenção na rotatória da via, o que não resolve o problema, que se reflete na Avenida Vitorino Freire, no Anel Viário, até a Avenida dos Africanos, na Areinha, que também ficam congestionadas.

Acidentes - Somente de janeiro a julho deste ano, 675 acidentes de trânsito foram registrados em São Luís. De acordo com o Detran, o crescimento da frota de veículos é uma das principais causas do aumento dos engarrafamentos e acidentes na cidade, sobretudo porque os condutores não respeitam as leis de trânsito.
"Descumprir as normas de trânsito é uma característica do condutor brasileiro. Hoje, dirigir falando ao celular e sem cinto de segurança estão entre as infrações mais cometidas. Até alguns anos, essas infrações apareciam na 15ª colocação. E elas só não são as primeiras, porque a fiscalização ainda comete falhas", explicou Roberval Lopes, coordenador de Educação para o Trânsito do Detran.
Ainda de acordo com Roberval Lopes, a disputa por espaço nas avenidas é um dos fatores que provocam acidentes que, mesmo pequenos, contribuem para aumentar ainda mais os engarrafamentos. Mas ele frisou também que a falta de vias para escoamento do fluxo de veículos é um fator determinante para os congestionamentos diários. "São Luís tem uma geografia que atrapalha a construção de novas grandes avenidas. Em todo caso, é preciso repensar a malha viária. Uma solução seria a construção de avenidas que interliguem os quatro municípios da Ilha nas áreas onde estão sendo construídos novos empreendimentos imobiliários", comentou.
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), informou, em nota, que obras estruturantes como o corredor de transporte são projetos prioritários para a atual administração. Obras como essa têm como objetivo principal solucionar definitivamente os problemas de transporte e trânsito na capital maranhense. Como projetos de curto e médio prazos, há a ligação interbairros, da mesma forma que a regularização de vias locais, retirada de estacionamento das principais vias públicas, além da modificação de pontos de conflitos, como retornos e rotatórias, e também a implantação de sistema binário nos bairros, estabelecendo mão única.

Mais de 1 milhão de veículos circulam no Maranhão


Não é só São Luís que apresentou um crescimento exponencial no número de veículos nos últimos anos. No Maranhão, a frota passou de 328.577 veículos em 2003 para 1.184.998 em 2013, segundo registrado pelo Detran até ontem. No topo dessa estatística estão os veículos de transporte de passageiros, que somam 83,96% do total. O crescimento do número de veículos no estado é reflexo do aumento da renda da população, aliada à facilidade nas condições para a aquisição do primeiro veículo.
Somente de janeiro a setembro deste ano, 108.798 veículos novos foram emplacados no Maranhão. Uma média de 12.088 por mês ou 402 por dia. O estado é a 4ª maior frota do Nordeste e a 16ª do país. Ainda de acordo com os dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), o Maranhão foi o estado que teve o maior crescimento da frota de carros (32,5%) e motos (63,9%) proporcionalmente de 2009 a maio de 2012, em comparação com os estados do Nordeste e com o país (carros 18,2% e motos 30,3%).
São Luís continua a maior frota maranhense, tendo 27,28% do total de veículos. Primeira Cruz fica em último lugar com apenas 79 veículos circulando nas ruas da cidade. Entre as 10 maiores frotas do estado, aparecem dois municípios da Região Metropolitana de São Luís: a capital e São José de Ribamar. Com relação ao tipo de veículo, metade da frota é de motocicleta e, do total da frota, a metade foi fabricada entre 2009 e 2013; a maior parte, 13,36%, é de 2011.

Mais


Dados do Detran mostram que metade da frota de veículos de São Luís tem até quatro anos de fabricação. Do total de 323.271 veículos, 163.401 foram fabricados de 2009 a 2013. A frota fabricada em 2011 é maioria entre os veículos que trafegam pela capital, 43.249 (13,38% do total). Mas também existem veículos antigos em circulação registrados pelo órgão. Os mais antigos datam de 1928. São dois automóveis. Também existem registros de carros fabricados em 1929 (quatro unidades), 1933 e 1936 (uma unidade cada). Pelos dados do Detran, antes dos anos 1960, a maior frota é a de 1951, com 51 carros registrados no órgão. Entre 1928 e 1960, existem hoje 83 veículos em circulação em São Luís segundo o Detran.

Um comentário:

Anônimo disse...

O estado do Maranhão foi homenageado com fotos e imagens panorâmicas pelo jornal a Zero Hora de Porto Alegre o principal diário de todo o Sul do Brasil e um dos mais importantes do país.

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/viagem/pagina/as-cores-do-maranhao.html