quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Porto do Itaqui amplia o serviço de transporte em contêineres

 
Nova rota de cabotagem, transporte entre portos regionais, iniciou atividades em julho deste ano, com o armador Aliança.
OPorto do Itaqui conta atualmente com três linhas regulares de contêineres, sendo duas de cabotagem (navegação entre portos regionais) e uma de longo curso (internacional). A linha internacional é realizada pelo armador francês CMA-CGM e as de cabotagem pelos armadores Log-In e Aliança. Estas últimas são linhas mais recentes tendo seu início em agosto de 2012 e julho deste mês, respectivamente.
O aumento na diversidade de serviços e linhas de navegação possibilita aos empresários maranhenses e da área de influência direta do Itaqui, como Pará, Tocantins e Piauí, obter maiores vantagens logísticas.
Com periodicidade certa, boa relação custo-benefício, maior segurança e a possibilidade de transportar carga em quantidades menores, o transporte por contêiner é uma opção logística interessante.
O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Luiz Carlos Fossati, explica que empresários e comerciantes podem utilizar o transporte marítimo como alternativa para movimentar suas cargas de outras localidades, dentro ou fora do país. “Muitas cargas só se viabilizam quando trazidas em contêineres, em especial as que vêm em menor quantidade, como é o caso de eletrodomésticos, produtos químicos e alimentos”, explicou.
A maior oferta de linhas de contêineres assegura a regularidade e custos mais competitivos.
Estudos mercadológicos indicam um grande potencial de crescimento nos volumes uma vez que os empresários vêm descobrindo as vantagens logísticas do transporte marítimo. O transporte intermodal por meio do Porto do Itaqui é vantajoso, pois é interligado às ferrovias Norte-Sul e Transnordestina, além de rodovias estaduais e federais.
A movimentação de contêineres, apesar de ter sido iniciada recentemente, vem crescendo significativamente. Em 2011 foram movimentados 1.182 TEUs (unidade padrão de medida de contêiner), já 2012 foram movimentadas 10.841 TEUs .
Ao contrário de commodities, as cargas transportadas via contêineres podem ser viabilizadas em quantidades menores, o que amplia as opções de transporte para a indústria local ou para qualquer outro estado que vise ao mercado consumidor maranhense.

Longo curso – O armador CMA-CGM iniciou suas operações em 2011 e hoje é responsável por 58% da movimentação de contêineres no Itaqui. Inicialmente se consolidou com operações de exportação de níquel, mas vem diversificando seu portfólio com peças industriais, produtos químicos, alimentos entre outros.
Os navios da CMA-CGM fazem a rota Caribe, com frequência de 24 dias, passando pelos portos de Itaqui (MA), Belém, Vila do Conde e Santarém (PA), Santana (AP) e Fort-de-France (Martinica) onde se conecta com os demais portos do mundo.

Cabotagem - O armador Log-In iniciou suas operações em 2012 e hoje é responsável por 27% da movimentação de contêineres no Itaqui. As cargas são bastante diversificadas como móveis e utensílios e materiais para construção civil. A frequência do serviço é quinzenal, passando pelo Itaqui, Vila do Conde (PA), Suape (PE) e Fortaleza.
O armador Aliança iniciou suas operações em julho de 2013 e tem movimentado uma média de 300 TEUs/mês. Sua principal carga é o alumínio, mas estão previstos também embarques de motocicletas, algodão, manganês e carnes frigorificadas. A frequência do serviço é mensal, passando por Itaqui, Pecém, Suape, Santos (SO), Itapoá (SC) voltando por Sepetiba (RJ), Suape, Pecém e Manaus (AM).

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Principais cargas movimentadas em contêineres no Itaqui
- Máquinas e equipamentos (como transformadores, elevadores e eletrônicos);
- Produtos químicos/ industriais (fluoreto de alumínio, cloreto de sódio, blocos catódicos);
- Produtos para construção civil (madeiras, tintas, vasos sanitários, pré-fabricados, móveis e ladrilhos);
- Alimentos (arroz, bebidas, leite, chocolates) entre outros;
- Outros (utensílios domésticos, móveis, equipamentos eletrônicos, entre outros).

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