quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Navio Vale Maranhão está a caminho da zona portuária de São Luís

Megacargueiro estava em fase de testes de navegação em fins de agosto e atualmente trafega pela costa da África do Sul.

 
Cezar Scanssette
Editor de Portos
 
Navio Vale Maranhão
 
O navio mineraleiro Vale Maranhão, que estava em testes de navegação no mar do Japão em fins de agosto deste ano, está a caminho do Terminal Ponta da Madeira (TPM), com previsão de chegada ao litoral de São Luís (MA) na primeira quinzena de outubro. De acordo com sites de monitoramento do tráfego marítimo, o navio está no Oceano Índico, próximo à costa leste da África do Sul e deve alcançar o Oceano Atlântico ainda nesta semana.
A embarcação é da classe Valemax, atualmente os maiores mineraleiros do mundo, com 403,8 mil toneladas de porte bruto e com previsão de carga de 380 mil toneladas. O navio mede 361 metrtos de comprimento e 65 metros de largura.
A atracação está prevista para o Píer I de Ponta da Madeira. A data mais provável é 16 de outubro, de acordo com a programação de navios do site da Vale, no qual consta a advertência de que pode-se modificá-la a qualquer momento.
O Vale Maranhão é um dos últimos Valemax encomendados a estaleiros da China e da Coreia do Sul, que vão compor uma frota de 35 embarcações, cada uma com capacidade máxima de carga de 395 mil toneladas, destinada a embarcar minério de ferro extraído da Serra de Carajás, no Pará, para o mercado internacional.
Outro Valemax que deve iniciar em breve a fase de testes de mar, segundo fontes do setor portuário, é o Vale Ponta da Madeira, que ainda está em fase de construção no estaleiro a STX Offshore & Shipbuilding, da Coreia do Sul, também responsável pelo Vale Maranhão, assim como o Vale Brasil, o primeiro da frota, que realizou o carregamento inaugural no TPM em maio de 2011.
Os Valemax também atracam no complexo portuário de Tubarão, no Espírito Santo, onde a mineradora mantém um sistema logístico, que passou por processo de dragagem para receber os megacargueiros.
Além de Ponta da Madeira e Tubarão, os navios atracam regularmente nos portos de Taranto (Itália), Roterdã (Holanda), Sohar (Omã), Oita e Kimitsu (Japão) e Mindanao (Filipinas), e nas duas estações de transferência de minério da Vale em Subic Bay, nas Filipinas. Até o fim deste ano, os mineraleiros também vão passar a atracar no terminal marítimo e centro de distribuição da empresa na Malásia.

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