quinta-feira, 12 de setembro de 2013

MPX de Eike Batista tem nome alterado para Eneva

Em comunicado, a MPX anunciou a aprovação da mudança de nome e a eleição de Joel Mendes Rennó Jr. para o conselho de administração da empresa.

A MPX, empresa de energia de Eike Batista, anunciou ontem a aprovação da mudança do nome da empresa para Eneva. A aprovação foi feita em assembleia geral extraordinária realizada ontem, 11. Também foi aprovada a eleição de Joel Mendes Rennó Jr. para o conselho de administração da empresa.
Segundo o comunicado da empresa, o nome Eneva é composto pela letra "E", de "energia", combinada à palavra "Neva", que remete a "nova". "O nome simboliza uma nova fonte de energia, em busca constante por soluções inovadoras e transformadoras".
Desde maio a empresa tem controle compartilhado entre a E.ON e Eike Batista, conforme acordo de acionistas. A E.ON adquiriu 24,5% das ações da Eneva pertencentes ao empresário, alcançando uma participação de 36,2%.

Capacidade - Segundo o comunicado, a Eneva tem carteira de ativos operacionais de 1.780 MW de capacidade instalada, sendo duas usinas movidas a carvão mineral, as termelétricas Itaqui (MA) e Pecém I (CE) e uma usina a gás natural, Parnaíba I (MA). Além destas, a Eneva opera a Solar Tauá (CE), a primeira usina do gênero do Brasil conectada à rede elétrica, e também Amapari (AP), usina movida a óleo diesel. Tem ainda mais 1.100 MW em construção, "o que a posiciona entre as maiores geradoras privadas de energia do Brasil".
Também tem participação em blocos terrestres de gás natural na Bacia do Parnaíba, os quais têm contratos de fornecimento de até 8 milhões de metros cúbicos diários de gás para usinas termelétricas da companhia.
Com Pecém II e as usinas em construção no Complexo Parnaíba (Parnaíba II, Parnaíba III e Parnaíba IV), a Eneva alcançará cerca de 3.000 MW de capacidade instalada, o equivalente a cerca 15% da capacidade térmica do Sistema Interligado Nacional (SIN).
"A mudança de nome representa a significativa reestruturação que estamos conduzindo na companhia. Será uma motivação para os desafios e oportunidades que virão. O Brasil tem grande demanda por energia elétrica e a Eneva quer contribuir de forma relevante para o crescimento sustentável do país", afirmou Frank Possmeier, executivo da Eneva.
A identidade visual da empresa usa cores para representar os diferentes tipos de energia. Vermelho é a energia térmica, amarelo é a solar e azul são as energias eólica e hidrelétrica.

Saída de Eike


Eike Batista renunciou ao conselho de administração da MPX em julho, quando houve aumento de capital privado de R$ 800 milhões para reforçar o caixa da companhia em meio a turbulências enfrentadas no Mercado.

Nenhum comentário: