sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Maranhão será incluído no projeto Trem do Sol

 

Termo de Cooperação Técnica para a rede de transporte ferroviário regular no Nordeste deverá ser assinado, ainda este ano, entre a Sudene e a ANTT.

O Maranhão, que já dispõe de infraestrutura ferroviária que abrange a Estrada de Ferro Carajás (EFC), Ferrovia Norte-Sul e Transnordestina, deve ser beneficiado com o projeto Trem do Sol, cujo traçado segue o litoral nordestino de São Luís até Salvador para transporte compartilhado de cargas e de passageiros.
Um termo de cooperação entre a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) deve ser assinado, com o objetivo de estudar a viabilidade técnica, econômica e ambiental para a implantação e exploração de uma rede de transporte ferroviário regular.
A assinatura do termo está prevista para dia 4 de outubro, durante o II Fórum Nordeste 2030 - Visão Estratégica de Longo Prazo, em João Pessoa (PB). Após a assinatura, será constituído o Comitê Técnico Trem do Sol, envolvendo a Sudene, a ANTT e secretarias de Transporte dos estados envolvidos no estudo, além dos ministérios dos Transportes e da Integração Nacional.
Os serviços técnicos especializados deverão ser executados com a participação das universidades federais da Bahia (UFBA), de Pernambuco (UFPE) e do Ceará (UFC). Esta última instituição de ensino superior deve ter a atribuição de estudar a viabilidade técnica, econômica e ambiental do trecho que cortará os estados do Ceará, Piauí e Maranhão.
A viabilidade dos trechos que abrangem os estados da Bahia, Sergipe e Alagoas será feita pela UFBA, enquanto a área que envolve Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, será de responsabilidade da UFPE. De acordo com a Sudene, são esses estudos é que irão dizer se o projeto é viável dos pontos de vista técnico, econômico e ambiental.
O projeto do Trem do Sol também pode consolidar ainda mais o turismo na região, sendo um atrativo a mais para quem quer conhecer todo o litoral nordestino e suas belezas gastando menos tempo e dinheiro.

Mais


O projeto do Trem do Sol deverá considerar a movimentação de cargas e o transporte de passageiros, com um traçado seguindo o litoral nordestino de Salvador a São Luís. Tende a consolidar também o turismo na região, sendo um atrativo a mais para quem quer conhecer todo o litoral nordestino com as vantagens de fazê-lo em menos tempo e gastando menos.

Nenhum comentário: