Termo de Cooperação Técnica para a rede de transporte ferroviário regular no Nordeste deverá ser assinado, ainda este ano, entre a Sudene e a ANTT.
O Maranhão, que já dispõe de infraestrutura ferroviária que
abrange a Estrada de Ferro Carajás (EFC), Ferrovia Norte-Sul e Transnordestina,
deve ser beneficiado com o projeto Trem do Sol, cujo traçado segue o litoral
nordestino de São Luís até Salvador para transporte compartilhado de cargas e de
passageiros.
Um termo de cooperação entre a Superintendência do
Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Agência Nacional de Transporte
Terrestre (ANTT) deve ser assinado, com o objetivo de estudar a viabilidade
técnica, econômica e ambiental para a implantação e exploração de uma rede de
transporte ferroviário regular.
A assinatura do termo está prevista para dia 4 de outubro,
durante o II Fórum Nordeste 2030 - Visão Estratégica de Longo Prazo, em João
Pessoa (PB). Após a assinatura, será constituído o Comitê Técnico Trem do Sol,
envolvendo a Sudene, a ANTT e secretarias de Transporte dos estados envolvidos
no estudo, além dos ministérios dos Transportes e da Integração Nacional.
Os serviços técnicos especializados deverão ser executados com a
participação das universidades federais da Bahia (UFBA), de Pernambuco (UFPE) e
do Ceará (UFC). Esta última instituição de ensino superior deve ter a atribuição
de estudar a viabilidade técnica, econômica e ambiental do trecho que cortará os
estados do Ceará, Piauí e Maranhão.
A viabilidade dos trechos que abrangem os estados da Bahia,
Sergipe e Alagoas será feita pela UFBA, enquanto a área que envolve Pernambuco,
Paraíba e Rio Grande do Norte, será de responsabilidade da UFPE. De acordo com a
Sudene, são esses estudos é que irão dizer se o projeto é viável dos pontos de
vista técnico, econômico e ambiental.
O projeto do Trem do Sol também pode consolidar ainda mais o
turismo na região, sendo um atrativo a mais para quem quer conhecer todo o
litoral nordestino e suas belezas gastando menos tempo e dinheiro.
Mais
O projeto do Trem do Sol deverá considerar a movimentação de
cargas e o transporte de passageiros, com um traçado seguindo o litoral
nordestino de Salvador a São Luís. Tende a consolidar também o turismo na
região, sendo um atrativo a mais para quem quer conhecer todo o litoral
nordestino com as vantagens de fazê-lo em menos tempo e gastando menos.
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