sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Festejo de São José de Ribamar começa hoje; Com vasta programação

 

 
Expectativa dos organizadores é de que cerca de 200 mil pessoas participem da programação.

Começa hoje o Festejo de São José de Ribamar. Até o dia 22, uma programação repleta de missas, batizados e shows de atrações religiosas comporá o novenário do santo. Segundo os organizadores do evento, cerca de 200 mil pessoas devem participar da edição deste ano do festejo. Durante os 10 dias da programação, haverá shows das atrações: Boa Nova, Cia de Jesus, MEJ, Sagrada Família, Jamilson Trindade, Grupo de Casais, Cia Jubilus, Toque de Deus e Banda Dominus.
Neste ano, o tema do festejo é São José de Ribamar exemplo de amor e fé e o lema: Todo aquele que crê no meu Pai, esse é meu irmão, minha irmã, minha mãe. Segundo os organizadores do evento, o tema e o lema fazem referência ao Ano da Fé, que foi proclamado pelo papa emérito Bento XVI e aos ensinamentos passados pelo papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro em julho.
A programação do festejo começa às 5h com a alvorada na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, na localidade de Moropóia. Santas Missas serão realizadas ao longo do dia na Concha Acústica e no Santuário da cidade. À noite, às 21h, haverá a apresentação da atração religiosa Boa Nova.
Nos outros dias de novenário, a programação segue com a celebração de missas e batizados. Além disso, os fiéis poderão participar de outras atividades. A primeira romaria do festejo acontece amanhã. A celebração da Missa de envio da romaria na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab, está marcada para as 18h.
A acolhida da romaria em São José de Ribamar está prevista para as 4h. O trajeto até a cidade balneária terá paradas em oito pontos: Cohab, Forquilha, Lima Verde, Laranjal, Rio São João, Pindaí, São José dos Índios e Praça Verde.
A Romaria das Crianças acontecerá no dia 15. A romaria partirá da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, no Moropóia, e seguirá para o santuário de São José de Ribamar. No dia 21, será realizada a Romaria Marítima e a Procissão de encerramento do festejo será no dia 22.
Segundo o padre Gutemberg de Sousa, pároco do santuário de São José de Ribamar, a procissão que encerra o festejo teve uma pequena alteração. A procissão partirá às 16h, no dia 22, da Igreja Matriz, passará pela Praça da Cruz e retornará para a Concha Acústica para que seja celebrada a missa.

Apoio - A exemplo do que acontece desde 2005, a Prefeitura está fornecendo à paróquia todo o apoio necessário para a realização do evento religioso.
“Seguindo determinação do prefeito Gil, os serviços públicos, nas áreas da saúde, trânsito e turismo, por exemplo, já estão reforçados para oferecer o melhor atendimento possível. Além disso, a Paróquia e a Prefeitura já receberam do Governo do Estado a garantia de que o sistema de segurança pública também vai
operar no município de forma mais reforçada durante o evento”, disse Socorro Araújo, secretária municipal de Turismo e Cultura.

Mais


Uma das novidades do Festejo de São José de Ribamar 2013 diz respeito aos mais de 200 voluntários que vão atuar como agentes receptivos dos milhares de pessoas que se deslocarão para o município diariamente. Essas pessoas foram capacitadas por técnicos da Semtuc para oferecer aos romeiros e visitantes um serviço especializado de informações. A iniciativa visa fomentar a atividade turística na cidade durante o festejo.
Os voluntários receberam informações importantes sobre a história da cidade, do Festejo, dos pontos turísticos, assim como dos serviços públicos – nas áreas da saúde, trânsito, segurança pública e turismo, por
exemplo – que estarão sendo oferecidos durante os 10 dias do evento. E trabalharão como agentes receptivos atendendo romeiros e visitantes e orientando-os, caso seja necessário.

Nenhum comentário: