segunda-feira, 30 de setembro de 2013

FeliS São Luís





Feira do Livro atraiu um grande público durante o fim de semana

Evento será realizado até o dia 6 de outubro em vários espaços do Centro Histórico de São Luís.
 
 
A Feira do Livro de São Luís (FeliS) se tornou uma opção de lazer para muita gente no fim de semana. Além dos espaços voltados especialmente para as crianças, o público também pôde contar com palestras ministradas por autores de renome nacional como o escritor Alexei Bruno e a historiadora Anita Prestes, ambos do Rio de Janeiro.
Neste ano, o evento está em sua sétima edição e acontece no Centro Histórico com a tividades em vários pontos como a Associação Comercial do Maranhão, na Praça Benedito Leite, Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, Beco Catarina Mina e a Praça Valdelino Cécio.
Segundo comerciantes que estão expondo no evento, a feira do livro recebeu um bom público no fim de semana. “A expectativa é de que milhares de exemplares sejam vendidos até o fim dessa feira, que é um evento grande”, disse o comerciário Antônio Armando Cordeiro Muniz.
A programação da feira se estenderá até o dia 6 de outubro. A feira tem como patrono o escritor e poeta Nauro Machado. Também estão sendo homenageados Aluísio de Azevedo, Catulo da Paixão Cearense, Salgado Maranhão e Zelinda Lima.
Entre o público que prestigiou a sétima edição da Feira do Livro no sábado (28) e ontem estavam muitos pais, que levaram seus filhos para visitar os estandes de livros e participar da programação cultural. No total, a feira tem 120 atividades entre oficinas, rodas de conversa, lançamentos de livros, exibição de filmes e outras.
A professora Laís Mendes de Sá disse que sempre leva os filhos para o evento para despertar o gosto pela leitura neles ainda na infância. “É importante mostrar para eles que o livro pode ser tão atrativo quanto a TV ou videogame”, disse.

Programação - Além dos espaços com programação voltada para o público infantil, foram ministradas palestras no sábado e ontem. No sábado, o escritor Alexei Bruno e a historiadora Anita Prestes falaram sobre a influência da tecnologia sobre a arte e sobre a história dos comunistas no Brasil e a ditadura militar.
Ontem, foi a vez de Jorge Luiz Antonio Guimarães (São Paulo), Alice Ruiz (Paraná), Antonio Cícero (Rio de Janeiro) e Geane Fiddan proferirem palestras sobre o gênero lírico, a poesia.
Além disso, as pessoas puderam visitar o espaço do Café Literário, que homenageia o professor, poeta, jornalista e folclorista Nascimento Morais Filho. No Centro de Criatividade Odylo Costa, filho e na Galeria Valdelino Cécio, os jornalistas e poetas Cunha Santos e Herbert de Jesus Santos e a professora Rita Santos discutiram a obra de Nascimento Morais Filho.
Até o dia 6 de outubro, os visitantes poderão contar com outras atividades. Para o público infantil, uma opção é o cantinho de leitura com contação de história e exposição audiovisual.
O evento é realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizado em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc). Tem patrocínio da Vale e apoio da Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão (Alem), da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur).

Programação de hoje em alguns dos espaços da FeliS


Palestra internacional
Local: Teatro João do Vale
20h - Que mistérios tem Clarice?
Benjamin Moser

Espaço Sess - Brincando com a Leitura
Local: Praça da Casa do Maranhão
14h às 18h - Pintura facial
16h às 19h - Oficinas: Literatura de Cordel
/ Conto / Poesia / Tirinha / Tangran

Programação teatral
Local: Teatro Alcione Nazaré - Centro
de Criatividade Odylo Costa, filho
10h - Teatro infantil: Amor em flor -
Cia. Boca Rica
20h - Teatro adulto: Sol sanguíneo -
Vitorino Rodrigues

Oficina: Formação de contadores de histórias
Local: Auditório da Defensoria Publica do Estado
Horário: 14h às 17h30
Público: Educadores, estudantes
de artes e literatura.
Vagas: 30

Nenhum comentário: