domingo, 22 de setembro de 2013

Clean up The World movimenta São Luís

Campanha mundial Clean Up The World mobiliza voluntários no Itapiracó

Área de Proteção Ambiental recebeu ontem ação de limpeza organizada pela Sema com apoio de órgãos, entidades e instituições de ensino.
 
 
A campanha mundial Clean Up The World, de limpeza de praias, rios, lagos e lagoas, levou ontem voluntários e estudantes de escolas de São Luís para atividades na Área de Proteção Ambiental (APA) do Itapiracó, uma das mais importantes da Ilha. Ontem, as ações em alusão ao meio ambiente também fizeram parte das comemorações do Dia da Árvore (21).
Considerada pelos ambientalistas área de uso sustentável, a reserva do Itapiracó é aberta à visitação e à realização de estudos do ambiente, entre outras atividades. No local, voluntários e estudantes fizeram ontem a retirada de garrafas plásticas, restos de cigarros, pneus e até um ursinho de pelúcia - lixo que estava no local e também em áreas próximas ao leito do Rio Itapiracó, no bairro que tem o nome da reserva.
Em São Luís, a campanha foi coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) e contou com o apoio do Instituto Ecológico Aqualung, do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (IFMA) e das empresas Logos, Vale, Sistema Mirante, entre outras.
O secretário-adjunto de recursos ambientais, Antonio César Carneiro Souza, informou que a campanha reúne centenas de voluntários em todo o mundo. Ontem, além de São Luís, ações semelhantes foram realizadas em Barreirinhas (povoado de Canto dos Lençóis), Icatu, Colinas e Paço do Lumiar. A ação é apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e existe desde 1993.

Projetos - Segundo César Carneiro Souza, a área do Itapiracó e de outras três - Parque do Bacanga, Estação Ecológica do Rangedor e Lagoa da Jansen, também consideradas de preservação ambiental - vão ganhar a implantação de novos projetos de revitalização. Antonio César Carneiro adiantou que a reserva do Itapiracó, por exemplo, deverá haver a construção de um prédio da Embrapa Cocais, um anexo do Instituto Federal do Maranhão (IFIMA).
O secretário-adjunto da Sema alertou ainda para a situação preocupante de áreas de preservação ocupadas irregular na Ilha de São Luís. Ele ressaltou a importância de reforçar ações contínuas, despertando assim a sociedade para o problema.
A estudante Izabela Ferreira, 13 anos, da Escola Maria Pinho, Cohactrac, participou da limpeza e aprovou a iniciativa. “É uma forma de as pessoas se conscientizarem, porque em São Luís as praias e muitos locais estão sujos e as pessoas não pensam na limpeza, jogando tudo na areia e até mesmo na avenida”, afirmou.

Mais


Em 2012, a campanha mobilizou cerca de 40 milhões de pessoas ao redor do mundo para limpar rios, lagos, lagoas, praias e florestas. Este ano, a Sema estimou a participação de mais de 6 mil pessoas mobilizadas no Maranhão, colocando em prática o princípio primordial da agenda 21, que preconiza o agir local pensando no global. Ano passado, a secretaria registrou mais de 2 mil pessoas, que somaram as ações nas praias ao longo da Avenida Litorânea.

Nenhum comentário: