domingo, 22 de setembro de 2013

Atrações movimentarão Primavera nos Museus

Evento começa amanhã e prossegue até sexta-feira em museus de São Luís, Alcântara, Caxias, Cantanhede e Icatu; objetivo é fortalecer museus do país.

 
 
A sétima edição do projeto Primavera nos Museus, evento que busca apresentar o espaço museológico de forma diferente usando, para isso, atividades como teatro, música, oficinas e visitas monitoradas, traz este ano o tema Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira. O evento acontecerá de amanhã a sexta-feira em São Luís, Alcântara, Caxias, Cantanhede e Icatu.
Em São Luís, as atividades acontecerão no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (Praia Grande); Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão (Praia Grande); ECI – Museum (Praia Grande); Fundação da Memória Republicana Brasileira (Desterro); Memorial Cristo Rei (Centro); Museu da Igreja do Carmo e da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo (Centro) e Museu Histórico e Artístico do Maranhão (Centro).
Em Alcântara, as atividades serão concentradas no Museu Casa Histórica de Alcântara (Praça da Matriz). Em Cantanhede, no Museu Comunitário Casa de Izidória Lopes (Centro); em Caxias, o Memorial da Balaiada (Morro do Alecrim) foi o escolhido e em Icatu a programação estará concentrada no Ponto de Memória do Povo de Baiacui.
O Primavera dos Museus tem como objetivo mobilizar os museus a desenvolverem programações especiais e temas específicos para intensificar suas relações com a sociedade. Este ano, o evento terá mais de 2,6 mil atividades programadas em municípios de todos os estados do país.
Organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão ligado ao Ministério da Cultura (Minc), o evento congrega 884 instituições que realizarão ações educativas, oficinas, exposições e visitas guiadas, entre outras atividades. Para garantir o sucesso da iniciativa, o Ibram conta com a participação de profissionais e instituições ligadas ao setor museal, além do apoio das secretarias estaduais de Cultura e de Educação para incentivar alunos e a sociedade local a participarem dos eventos da programação.

Redações – Em São Luís, a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) traz em sua programação a exposição multimídia Memória da República Brasileira. Além disso, será realizada amanhã, às 14h, uma mesa-redonda, na sede da fundação, com participação de pesquisadores e técnicos que desenvolvem trabalhos sobre o tema adotado para o evento.
Durante o 7ª Primavera dos Museus, será promovido ainda um concurso de redação voltado para estudantes do ensino médio de escolas públicas. O concurso visa avaliar a capacidade de expressão escrita e o conhecimento dos estudantes de ensino médio sobre a temática relacionada à cultura afro-brasileira e suas relações dentro dos processos sociais, em especial à cidadania e à apropriação e construção de bens culturais. Serão premiadas as três melhores redações segundo os critérios de avaliação dispostos no edital. As inscrições estão encerradas.
O prêmio para a primeira colocação será um tablet e uma bolsa de estudos preparatórios para o Enem ofertada pelo Curso Exclamação, que também concederá uma bolsa para os estudantes que alcançarem a segunda e terceira colocação no concurso. Além disso, os 10 melhores textos receberão certificados e integrarão uma publicação a ser distribuída para as escolas públicas da capital e em escolas quilombolas, em novembro, em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra.

Memorial – O Memorial Cristo Rei, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), há sete anos participa do evento. Para este ano, preparou uma programação composta de debates, mostras e oficinas. Amanhã, às 15h, acontecerá a Roda de Palco: Um papo sobre cultura afro-brasileira, com o os pesquisadores Sérgio Ferretti, Antonio Evaldo Almeida Barros, Fernanda Rosete Lopes Silva e Luann Silva Ferreira.
No mesmo espaço, será apresentada, de amanhã a quinta-feira, a Mostra de Estudos Afro-Brasileiros, da UFMA que divulgará trabalhos feitos e publicados por pesquisadores da instituição sobre as influências da cultura africana no Brasil.

Mais


O projeto Primavera nos Museus busca fortalecer e disseminar os movimentos em rede nos museus brasileiros, com finalidade de adquirir, preservar e executar políticas culturais que garantam à população o exercício do direito à memória e o acesso a bens materiais.

Serviço


• O quê
7ª Primavera nos Museus
• Quando
De amanhã a sexta-feira
• Onde
São Luís, Alcântara, Caxias, Cantanhede e Icatu

Nenhum comentário: