quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Aeroporto de Barreirinhas é alvo de vistoria e fica próximo de homologação

 
Anac realizou vistoria técnica para que o aeroporto receba, ainda este ano, aviões com capacidade para até 40 lugares.
 
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realizou, na manhã de ontem, 17, vistoria técnica no aeroporto de Barreirinhas (a 252 km de São Luís) como parte dos procedimentos para que o terminal receba, ainda este ano, aeronaves com capacidade para até 40 lugares. Ainda segundo a Anac, após a vistoria, o próximo passo será a elaboração, em 30 dias, de um relatório técnico que definirá a homologação.
De acordo com a técnica e engenheira da Anac, Luiza Pacheco, tanto a pista quanto o terminal de passageiros estão em boas condições de pouso e decolagem. “Nosso objetivo aqui é verificar itens como sinalização de toda a extensão da pista, padrão de largura, comprimento, biruta além de cerca de segurança para contenção, tanto de pessoas quanto de eventuais animais para a pista e uma guarita central com vigilância permanente para acesso ao local”, afirmou.
Segundo o secretário de Estado de Turismo, Jura Filho, que também acompanhou a vistoria, definida a homologação, o próximo passo será buscar parcerias para capacitação dos serviços da região. “Estamos empenhados desde o início deste ano no atendimento aos critérios estabelecidos pela Anac. Desta forma, não tenho dúvidas que após o encaminhamento do relatório técnico teremos em breve mais um importante equipamento turístico para o estado”, disse.
Ainda segundo a Setur, a expectativa é de que o fluxo de visitantes em Barreirinhas, com a homologação do aeroporto do município, seja de mais de 100 mil pessoas por mês.
A Setur informou, também, que foram concluídas as obras do terminal provisório de passageiros, na área do aeroporto do município, que deverá oferecer sala vip, banheiros, além de área de convivência.
Para a construção do terminal definitivo e do pátio do aeroporto, o Ministério do Turismo investirá R$ 3,9 milhões. O aeroporto terá duas pistas, com 930 metros e 1,2 mil metros de extensão, respectivamente.

Números


30 Dias é o prazo para conclusão do relatório que definirá a homologação definitiva do aeroporto R$ 3,9 Milhões será o valor investido pelo Ministério do Turismo (MTur) na construção do terminal definitivo e do pátio do aeroporto de Barreirinhas 100 Mil pessoas deverão visitar mensalmente a cidade de Barreirinhas com a homologação do aeroporto do município.

Nenhum comentário: