sábado, 10 de agosto de 2013

Investimentos da Vale no Maranhão no 1º semestre chegaram a US$ 1 bilhão

Terminal Ponta da Madeira, na zona portuária de São Luís, registrou o embarque de 45,5 milhões de toneladas de minério de ferro de janeiro a junho.

 
A Vale investiu US$ 1,04 bilhão no Maranhão no primeiro semestre de 2013, de acordo com informações da companhia, explicando que o valor referido inclui investimento e custeio, embora não especifique o quanto foi destinado para cada um. Em moeda nacional, o investimento é equivalente a aproximadamente R$ 2,36 bilhões, considerando a cotação (dólar comercial para venda a R$ 2,271) de ontem.
Na área logística, segundo a empresa, o Terminal Ponta da Madeira (TPM), em São Luís, incluindo as operações realizadas no berço 105, operado pela Vale no Porto do Itaqui, foi responsável neste primeiro semestre pelo embarque de 48,7 milhões de toneladas (t) de carga, dos quais 45,5 milhões/t equivalem ao transporte de minério de ferro e os 3,2 milhões/t restantes equivalem ao total de carga geral.
No período de referência, a Estrada de Ferro Carajás (EFC) transportou 51,7 milhões/t de produtos, sendo 50,5 milhões/ equivalentes ao transporte de minério de ferro e 1,1 milhão/t restantes equivalem ao total de carga geral.
O informativo da Vale inclui ainda os investimentos socioambientais, que somaram US$ 15,1 milhões, 32% a mais na comparação com o mesmo período do ano passado.

Potencial logístico vai crescer


Concomitantemente à divulgação dos investimentos da Vale no Maranhão no primeiro semestre deste ano, a companhia informou mais detalhes do projeto de minério de ferro Carajás, denominado S11D, que pode aumentar o potencial logístico para as exportações de minério de ferro para até 230 milhões de toneladas por ano (MTPA), volume este que, atualmente, em Ponta da Madeira, gira em torno de 100 MTPA.
Em julho deste ano, a Vale obteve a licença ambiental de instalação (LI) para o projeto de classe mundial de maior qualidade e menor custo da indústria global. Com a emissão da LI, o Conselho de Administração da Vale aprovou o programa completo de S11D, composto por mina, plantas de processamento, capacidade ferroviária e porto.
A LI foi emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e faz parte da segunda fase de licenciamento do projeto S11D, autorizando o início das obras de construção da usina.
O start-up (início de operação, em tradução livre) ocorrerá a partir do primeiro semestre de 2015 (1S15) e vai até o segundo semestre de 2018 (2S18).
O capex (capital expenditure, em tradução livre, referente a despesas de capital ou investimento em bens de capital) total de S11D é de US$ 19,671 bilhões e compreende o desenvolvimento da mina e planta de processamento (US$ 8,089 bilhões) e logística (US$ 11,582 bilhões).

Número


45,5 milhões de toneladas de minério de ferro foram embarcadas no Terminal Ponta da Madeira de janeiro a junho deste ano, de acordo com a Vale.

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