quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Festival de Boi de Zabumba, no Monte Castelo, neste sábado

A 19ª edição da festança tem início às 21h30 de sábado e prossegue até o amanhecer de domingo (4).

Na Mira
 
Foto: Binè Moraes / O Estado
Boi da Fé em Deus - Zabumba
 
A temporada junina já acabou, mas as festividades ainda movimentam várias comunidades de São Luís. No próximo sábado (03), o bairro Monte Castelo abrigará o XIX Festival de Bumba-Meu-Boi de Zabumba, que acontece todos os anos na Avenida Newton Belo. A festança tem início a partir das 21h30 de sábado e segue até o amanhecer de domingo.
Para a realização do tradicional festival, a Fundação de Cultura (Func) garantirá toda a estrutura de palco, som e iluminação, divulgação em carros de som e banheiros químicos. "É muito importante o apoio da Prefeitura para a realização do festival, que já é tradição para os brincantes e admiradores da cultura popular maranhense", frisa o presidente do Clube Cultural de Boi de Zabumba e Tambor de Crioula do Maranhão, Basílio Costa Durans.
Em sua décima nona edição, o Festival é um importante instrumento de divulgação e formação de plateia para o sotaque de Zabumba que, segundo alguns pesquisadores, originou todos os outros sotaques existentes no Maranhão. De acordo com Basílio Durans, o festival deve reunir este ano cerca de 10 mil pessoas e 19 grupos de boi de zabumba, entre eles grupos de São José de Ribamar e Guimarães, como o Bumba-Meu-Boi Capricho da Primavera, de Clemilda e de Panaquatira.
A cada ano o festival homenageia uma ou mais pessoas que já tenham prestado relevantes contribuições para o folguedo. Este ano, o homenageado será o Bumba-Meu-Boi Unidos Pela Fé, de Domingas, do Alto da Esperança, que fará a abertura do festival, seguida da matança do boi, às 21h30. Em seguida, os outros 18 grupos terão 30 minutos para fazer suas apresentações.
O festival não tem caráter competitivo, tendo surgido em 1995 quando Basílio, ainda brincando no Bumba-Meu-Boi da Fé em Deus, percebeu que as pessoas não valorizavam muito o sotaque de zabumba. "Até mesmo na hora de buscar patrocínio encontramos mais dificuldade que as brincadeiras de outros sotaques. Então, me reuni com alguns amigos e resolvemos fazer o festival para não deixar morrer a tradição", relembra Basílio.
DE GUIMARÃES PARA SÃO LUÍS
Com a vinda para São Luís do senhor Hemetério Cardoso, conhecido popularmente como "Seu Misico", em 1920, veio junto a paixão pelo sotaque de Zabumba, iniciando nesse mesmo ano o primeiro Boi de Zabumba de São Luís, chamado "Pra Despachar".
O sotaque do boi de zabumba é um dos componentes do Bumba-meu-boi do Maranhão. Tem destacada sua percussão marcante, uma batida inconfundível que remete a mãe África com seus rústicos tambores e ritmos. O sotaque teve como precursores negros oriundos dos engenhos da Vila São José de Guimarães, que mais tarde daria o nome ao município de Guimarães, localizado a 70 km da capital maranhense, motivo pelo qual o sotaque também é conhecido como sotaque de Guimarães.
PROGRAMAÇÃO
21h30 - Bumba-Meu-Boi Unidos Pela Fé (de Domingas) - Alto da Esperança;
22h30 – Bumba-Meu-Boi Laço do Amor (de Glorinha) – Vila Embratel;
23h00 – Bumba-Meu-Boi Mimi da Ilha (de João Grilo) – Santa Cruz;
23h30 – Bumba-Meu-Boi da Vila Passos (de Cabuto) – Vila Passos;
00h00 – Bumba-Meu-Boi Brilho da Paz (de Raimundão) – Vila Palmeira;
00h30 – Bumba-Meu-Boi Capricho do Oliveira (de dona Hilda) – São Francisco;
01h00 – Bumba-Meu-Boi Boa Vontade (de Constâncio) – Areinha;
01h30 – Bumba-Meu-Boi Capricho da Primavera (de Clemilda) – Panaquatira;
02h00 – Bumba-Meu-Boi Dois Irmãos (de dona Zeca) – Bairro de Fátima;
02h30 –Bumba-Meu-Boi Mimo de São João (da Paes) – Vila Ivar Saldanha;
03h00 – Bumba-Meu-Boi Anjo do Meu Sonho (de Arcângelo) – Anjo da Guarda;
03h30 – Bumba-Meu-Boi Novo Capricho (de Marcírio) – Vila Embratel;
04h00 – Bumba-Meu-Boi Sempre Seremos Unidos (de Mundiquinho) – Alto da Esperança;
04h30 – Bumba-Meu-Boi de Zabumba Orquestrado (de César Viana) – Monte Castelo;
05h00 – Bumba-Meu-Boi de Guimarães (de Marcelino Azevedo) – Guimarães;
05h30 – Bumba-Meu-Boi Brilho de São João (de Jacinto) – Liberdade;
06h00 – Bumba-Meu-Boi de Leonardo (de Regina) – Liberdade;
06h30 – Bumba-Meu-Boi da Fé em Deus (Colegiado) – Fé em Deus;
07h00 – Bumba-Meu-Boi Unidos Venceremos (de Antônio Fausto) – São Cristóvão;
07h30 – Encerramento com cortejo e entrega de troféus aos grupos participantes.

Nenhum comentário: