sábado, 3 de agosto de 2013

133 navios atracaram no Complexo Portuário de São Luís no mês de julho

 

Foram 60 embarcações no Porto do Itaqui, 47 em Ponta da Madeira e 26 no Terminal da Alumar; dados são do monitoramento de empresa de praticagem.
 
 
O Complexo Portuário de São Luís (CPSL) recebeu 133 navios em julho deste ano, de acordo com o monitoramento feito pela empresa de praticagem Pratimar, que atua na Baía de São Marcos. No período em referência, o Porto do Itaqui registrou 60 embarcações, o Terminal Portuário Ponta da Madeira (Vale) 47 navios e o Terminal da Alumar, 26.
De acordo com sites de monitoramento naval, até o fim da tarde de ontem, havia 23 navios mercantes na Baía de São Marcos e mais seis atracados no sistema portuário: Juruti no Terminal da Alumar; Lady Serra, Lindóia BR e Eagle Melbourne no Itaqui; Vale Tubarão em Ponta da Madeira; e a draga Galilei 2000 em Porto Grande.
Em relação à movimentação de navios nos portos de São Luís no mês de julho, a média diária de atendimento (quantidade de embarcações diárias, considerando a média aritmética) ficou em 4,29 navios/dia, com taxa de estadia (tempo que o navio permanece atracado no porto, também considerando a média aritmética) de 5,59 horas/navio.
Seguindo os mesmos parâmetros matemáticos, verifica-se que o Porto do Itaqui, com 60 embarcações, apresentou média de atendimento de 1,93 navio/dia e estadia de 12,4 horas/navio. O terminal Ponta da Madeira, com 47 navios, apresentou média de atendimento de 1,51 navio/dia e taxa de estadia de 15,8 horas/navio. O Terminal da Alumar, com 26 embarcações registradas no período, apresentou média de atendimento de 0,83 navio/dia e taxa de estadia de 28,6 horas/navio.

Portos - No caso do Porto do Itaqui, com seis atracadouros, sendo um arrendado à VLI/Vale (o berço 105, também denominado Píer II), os cinco berços de uso público registraram 60 embarcações no período em referência,sendo o berço 104 e o 106, dedicados à movimentação de derivados de petróleo, os que mais tiveram operações, com 18 navios no 104 e 15 navios no 106.
Nos berços destinados à movimentação de carga geral e granéis sólidos, destaque para o berço 102 com nove embarcações, seguido pelos berços 100 e 101, cada um com sete navios registrados. O atracadouro de menor movimentação de navios no Itaqui, considerando o período em referência, de acordo com o monitoramento da Pratimar, foi o berço 103, com quatro embarcações.
No Terminal Ponta da Madeira, o atracadouro Sul do Píer III foi o que mais recebeu cargueiros no período em referência, com 15 navios; o Píer II, com um atracadouro apenas, registrou 13 cargueiros; o Píer II (berço 105 do Itaqui, geralmente utilizado para embarque de soja) operou nove embarcações; e o atracadouro Norte do Píer III registrou oito navios.
Em julho deste ano, o Píer IV, que entrou em operação parcial no início do ano com o atracadouro Sul, recebeu duas embarcações. O atracadouro Norte ainda está em fase de construção. Segundo informes da Vale, o píer está em fase de testes operacionais e ainda não foi divulgada a data precisa de início de operação a plena carga na estrutura.
No Terminal da Alumar, com dois berços de atracação, recebeu 26 navios no período em referência, sendo 10 no berço 1 e 16 no berço 2. Há também o Porto Grande, antigo terminal pesqueiro que atualmente é utilizado para atracação de navios offshore (apoio à atividade marítima, como rebocadores e dragas). Em julho deste ano, o Porto Grande registrou a atracação da draga Galilei 2000.

Nenhum comentário: