sábado, 1 de junho de 2013

Lagoa da Jansen apresenta coloração diferente. Verde que te quero verde


     


Um dos principais pontos turísticos de São Luís, a Lagoa da Jansen voltou a chamar a atenção da população de São Luís. Nas últimas semanas às águas da lagoa mostraram uma alteração em sua coloração que, em praticamente toda a extensão, encontra-se esverdeado. O fenômeno na biologia é conhecido por Eutroficação e é resultado da poluição das águas por ejeção de adubos, fertilizantes, detergentes e esgoto doméstico sem tratamento prévio que provocam o aumento de minerais e, consequentemente, a proliferação de algas microscópicas que se localizam na superfície.

Pegos de surpresa, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão (Sema) estiveram na tarde de ontem nos arredores da Lagoa para coletar amostras que possam identificar as causas das mudanças de cor das águas do pólo turístico. Um dos técnicos, que não quis se identificar, informou que o fato vem sendo acompanhado pela instituição desde a semana passada e evitou dar qualquer parecer, embora acredite mesmo que o fenômeno seja caracterizado pelo acúmulo de nitrogênio na água.

"Fomos pegos de surpresa. Estamos fazendo apenas a coleta do material (água) para que possamos identificar que tipo de processo está ocorrendo aqui na Lagoa. Acredito que seja por causa do acúmulo de nitrogênio na água, mas vamos aguardar os resultados das análises. Maiores informações fale com a assessoria de imprensa", afirmou um dos técnicos que não quis se identificar.

Contudo, alguns jovens moradores da região não se importaram com a mudança de cor. Pelo contrário, acharam a novidade um atrativo a mais para banhar. "É até melhor porque a água está verdinha e para gente isso é novidade", disse Artur de 13 anos, que banhava em companhia de outros cinco jovens enquanto a Sema recolhia amostras.

Em nota encaminhada a O Imparcial, a secretaria diz não acreditar que a mudança na coloração da Lagoa da Jansen tenha alguma relação com problemas de esgotamento sanitário e proliferação de algas, porque nos últimos dias o excesso de chuvas e as altas marés teriam contribuído para que a troca de água não acontecesse em sua plenitude. A assessoria informou, também, que está tomando todas as providências para esclarecer o caso.

Saiba mais//Eutroficação

Na eutroficação uma camada espessa de algas que impossibilitam à entrada de luz na água e impedem a realização da fotossíntese pelos organismos presentes nas camadas mais profundas, o que ocasiona a morte das algas, a proliferação de bactérias decompositoras e o aumento do consumo de oxigênio por estes organismos. Consequentemente começa a faltar oxigênio na água o que gera a mortandade dos peixes e outros organismos aeróbicos. Na ausência do oxigênio, a decomposição orgânica torna-se anaeróbica produzindo gases tóxicos, como sulfúrico (que causa o cheiro forte característico do fenômeno). A Eutroficação causa a destruição da fauna e da flora de muitos ecossistemas aquáticos, transformando-os em esgotos a céu aberto. Esse cenário permite a proliferação de inúmeras doenças causadas por bactérias, vírus e vermes.

Nenhum comentário: