sexta-feira, 24 de maio de 2013

Sistema de videomonitoramento registra 2.784 eventos em São Luís desde 2012

Tempo médio de resposta às ocorrências é de cinco minutos com o apoio das cameras.

Mais de 2 mil registros já foram feitos em São Luís pelo sistema de videomonitoramento da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão. Desde o ano passado, 105 câmeras do sistema têm viabilizado a ação da polícia em casos de perseguição a criminosos, recuperação de veículos e armas e o combate a furtos, principalmente durante a madrugada.
O sistema de videomonitoramento começou a operar no dia 12 de setembro de 2012. Até o dia 8 deste mês, foram 2.784 eventos registrados. Entre esses, 40% exigiram a intervenção da Polícia Militar, visto que os eventos registrados pelas câmeras envolvem também situações como acidentes de trânsito, pessoas que sofrem mal súbito nas ruas e outros.
A polícia precisou intervir 1.126 vezes, e 173 pessoas foram conduzidas à delegacia. Segundo o coordenador de operações do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), major Osmar Alves da Silva Filho, as principais ocorrências identificadas pelas câmeras estão relacionadas ao roubo de veículos e roubos e furtos a pessoas e estabelecimentos comerciais, além de casos de tráfico de drogas.
Osmar Alves da Silva Filho destacou ainda que foi verificada uma redução no índice de criminalidade. "Na área de abrangência da câmera, é notória a redução criminalidade. O que será feito é ampliar o sistema para 300 câmeras nos pontos para onde a criminalidade migrou", afirmou.
Foram registrados também 175 acionamentos ao Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, 529 chamadas para a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), 25 veículos conduzidos ao Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran), 82 acionamentos ao Icrim e 110 acionamentos ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além dos eventos em que a própria população acionou o sistema por meio dos botões nos postes das câmeras.
Segundo Osmar Alves da Silva Filho, nem todas as ocorrências registradas pelo operador de videomonitoramento se configuram como crime. O operador identifica um evento que considera suspeito e o comunica à Central de Despacho do Ciops. Em seguida, é verificada a ocorrência registrada e analisada a necessidade de se acionar uma viatura policial para aquela localidade.
Um dos últimos eventos de grande vulto registrados pelas câmeras foi a tentativa de furto a uma assistência de eletrônicos localizada no São Francisco. Na madrugada de ontem, três homens quebraram a porta de vidro do local com uma pedra e o invadiram. Em menos de três minutos, as viaturas da Polícia Militar chegaram e frustraram o furto de celulares e outros aparelhos.

Mais


A população pode acionar o Ciops por meio de um botão vermelho fixado nos postes que sustentam as câmeras. Acionando o botão, a ligação é direcionada para a central de monitoramento. O operador pode enviar uma equipe para realizar o atendimento. Os suspeitos apontados pelas vítimas também podem ser acompanhados pelas câmeras, conforme as informações passadas ao operador. Desde o ano passado, a população acionou o sistema por meio do botão nos postes 564 vezes.

Números:


5 minutos é o tempo médio de resposta às ocorrências identificadas pelo videomonitoramento

2.784 eventos foram registrados pelas câmeras
de setembro de 2012 a 8 deste mês

Nenhum comentário: