terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Monobloco abre temporada de Carnaval do Governo do Estado

Além da banda carioca, os cantores maranhenses Pepê Jr. e Ronald Pinheiro também se apresentaram no palco, chamado Ponto da Mistura.
 
Carla Melo
Da equipe de O Estado
 
Se depender do público de São Luís, o Carnaval 2013 promete ser um dos mais animados dos últimos anos. Na noite do Domingo Magro, dia 3, milhares de pessoas lotaram a Praça Deodoro para assistir aos primeiros shows da temporada carnavalesca ofertados na programação do Governo do Estado. A grande atração da noite foi o grupo carioca Monobloco, que se apresentou logo após os maranhenses Pepê Junior e Ronald Pinheiro. O Bicho Terra encerrou as apresentações da primeira noite no novo palco, intitulado Ponto da Mistura.
Os shows na Praça Deodoro são a grande novidade do Carnaval este ano. O palco integra um extenso circuito de rua que abrange ainda a Rua do Passeio/Cajazeiras e o bairro Madre Deus, por onde desfilarão blocos e outras manifestações próprias do Reinado de Momo.
Aguardados por uma multidão, os cariocas do Monobloco subiram ao palco ao som de aplausos para batucar para os fãs maranhenses. O Monobloco nasceu no Rio de Janeiro há 13 anos e hoje é sucesso em todo o Brasil. Com uma batida característica, os rapazes fazem, a partir de uma percussão pesada, um repertório variado que vai da MPB, passando pelo pop, funk, marchinhas, até o samba.
“É um orgulho para nós estarmos aqui. Esta não é primeira vez que a gente vem ao Maranhão, mas é a primeira no período de Carnaval. Nossa proposta é trazer a diversidade, o batuque, a percussão”, disse Pedro Luís, um dos vocalistas do grupo. Ele adiantou que os músicos já estão preparando a gravação do novo álbum, que deverá ser lançado em maio. “Este disco terá muitas participações especiais”, revelou, fazendo mistério acerca da nova produção.
Pedro Luís disse ainda que a maratona de shows do grupo está só começando. “Ainda vamos nos apresentar em muitas cidades antes do Carnaval, entre elas Florianópolis e Ouro Preto”, adiantou.

Sucessos com a batida da percussão


Comandados pelos vocalistas Pedro Luís, Fábio Allman, Renato Biguli e Alexandre Momo, o Monobloco se apresentou em São Luís com 17 integrantes. Nomes como Alceu Valença, Alcione, Jorge Benjor e grupos a exemplo de Timbalada, Cidade Negra e O Rappa foram contemplados no repertório dos cariocas que emprestam suas versões particulares a sucessos como Não deixe o samba morrer, É hoje e Explode Coração. Não faltaram também sucessos do funk carioca como o Rap da Felicidade no qual o grupo teve o coro da plateia que cantou e dançou com a trupe.
Com uma formação própria de bateria de escola de samba – com repiques, tamborins e surdos, entre outros instrumentos de percussão – o Monobloco tem ainda o acompanhamento de dois instrumentos de corda: um cavaquinho e um baixo. É a mistura desses instrumentos, bem como de um repertório conhecido do grande público, além da alegria de seus integrantes que garantem o sucesso dos cariocas.
“Vim ao show porque sou muito fã do Monobloco, mas ainda não tinha tido a oportunidade de vê-los tocar ao vivo. Gostei muito da iniciativa do Governo do Estado de trazer o grupo e também de montar o palco para outros artistas se apresentarem. Acho que este é o diferencial neste Carnaval”, disse a funcionária pública Lúcia Oliveira.
Bicho – Após a apresentação do Monobloco, o Bicho Terra subiu ao palco. Nas vozes de Roberto Brandão e Inácio Pinheiro, o Bicho levou sucessos, mas também músicas novas do CD Bumba meu bicho, o mais novo álbum da trupe madredivina.
No repertório, músicas como Bicicleta, Costela de Adão, Gostosa e as inéditas Amado Coração, Bumba meu Bicho, Garota Pimenta e o samba Sebo de Carneiro. “Este ano o Bicho vem homenageando o amor de uma forma geral, por isso fizemos o personagem Amor de bicho, que nada mais é que um cupido”, explicou o diretor artístico da manifestação, José Pereira Godão.

Nenhum comentário: