segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Carnaval de São Luís é aberto oficialmente na Praça Deodoro

Veja mais fotos com o show do grupo carioca Monobloco que deu início à festa.
 
Carla Melo
Da equipe de O Estado
 
O primeiro grito do Carnaval 2013 foi dado ontem, quando foi aberta oficialmente a programação carnavalesca montada pelo Governo do Estado em São Luís. Com o tema A mistura é nossa maior riqueza, a folia de Momo teve início com shows na Praça Deodoro e programação nos vivas espalhados pelos bairros da capital. Durante os dias de folia, cinco grandes shows com atrações de renome nacional animarão um público estimado em 50 mil pessoas. A primeira atração nacional da programação foi o grupo carioca Monobloco, na noite de ontem.
A governadora Roseana Sarney compareceu ao evento, acompanhada do esposo, Jorge Murad, dos netos e familiares. "É um Carnaval para as pessoas participarem, afinal trata-se da festa mais popular do país e, no Maranhão, o Carnaval é uma tradição, na qual as famílias se divertem com muita paz e tranquilidade. Espero que todos tenham um bom Carnaval", destacou a chefe do executivo estadual.
Embora venha investindo há alguns anos na revigoração do Carnaval de rua de São Luís, este é o primeiro ano em que o Governo do Estado montou um grande palco na Praça Deodoro, a fim de receber os shows, a grande novidade do Reinado de Momo deste ano. São 120 metros quadrados, além de dois telões de LED que exibirão os shows simultaneamente.
A secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, destacou o investimento feito pelo Governo do Estado para o Carnaval este ano. "Os shows, que este ano são uma novidade, vêm integrar o circuito Deodoro/Cajazeiras e também Madre Deus com muita alegria, paz e segurança, primando pelas atrações locais, mas também trazendo nomes nacionais com a finalidade de promover uma grande festa", disse a secretária.
Olga Simão ressaltou ainda que a infraestrutura, bem como a segurança, é semelhante à disponibilizada pelo Governo do Estado nos shows realizados na Lagoa da Jansen, no ano passado, por ocasião do aniversário de 400 anos de São Luís. "Usamos o mesmo padrão de qualidade que o público já conhece dos shows feitos na Lagoa da Jansen", reforçou a secretária.
Para o auxiliar odontológico Fábio Saraiva, este ano o Carnaval promete. "Minhas expectativa são as melhores possíveis. Adorei a novidade desses shows na Praça Deodoro e a programação está muito boa", disse o folião.
Segurança - De acordo com dados da Polícia Militar (PM), compareceram, no primeiro dia oficial de folia na Praça Deodoro, cinco mil pessoas. No local, foi montado um palco, intitulado Ponto da Mistura, que serve como ponto de referência para dezenas de manifestações que se apresentarão pelo circuito Deodoro/Cajazeiras/Madre Deus. Para tanto, o Governo do Estado montou uma infraestrutura com sistema de som, segurança e banheiros químicos, além de uma programação diversificada, capaz de agradar a todos os públicos.
No quesito segurança, foi montada, na Praça do Pantheon, uma cabine de videomonitoramento, da qual a polícia pôde observar não só a praça, mas também seu entorno. De acordo com o capitão da Polícia Militar, Joselito Mendes, responsável pelo sistema de videomonitoramento, foram instaladas duas câmeras que filmarão especialmente a área dos shows. "Além dessas, temos mais 12 câmeras localizadas no entorno da praça e que nos dá uma visão total do que está acontecendo nesses locais”, disse o policial.
Além das câmeras de segurança, um efetivo de 75 homens da PM garantem a segurança do local. São policiais a pé, a cavalo, em viaturas e motocicletas.
A Secretaria de Estado da Saúde disponibilizou um hospital de campanha, montado na Praça do Pantheon. Além disso, uma ambulância fica de prontidão para atender a quem necessitar.
Para a estudante Jessica Batista, o esquema montado possibilita aos foliões se divertirem com tranquilidade. "Fiquei bem contente em ver que há muitos policiais e também ambulâncias. Isso garante uma festa bonita. Com certeza, muitas famílias poderão trazer seus filhos para este espaço", opinou.

Shows - Quem foi ao centro da cidade ontem pôde ver, logo ao anoitecer, os shows dos maranhenses Pepê Junior e Ronald Pinheiro. Logo a seguir, subiram ao palco os cariocas do Monobloco, principal atração da primeira noite oficial da folia. O encerramento ficou a cargo da alegria e irreverência do grupo madredivino, Bicho Terra.
Com muita animação, Pepê Junior colocou os foliões para dança ao som de sucessos nacionais e internacionais. No repertório, não faltaram músicas de artistas baianos, como o grupo Chiclete com Banana e também do sul coreano Psy, febre na internet.
A Praça Deodoro será apenas o ponto de partida para a folia, já que os grupos que passarem por lá seguirão em cortejo até a Rua das Cajazeiras. Na Madre Deus, outro ponto tradicional da festa momesca, as atrações se apresentarão em quatro palcos montados no Beco das Minas, na Vila Gracinha, na Praça da Saudade, no Beco do Gavião e no Ponto de Fuga. A programação nesses espaços deve começar às 18h. No Ceprama, ficarão concentrados shows de grupos de samba local, cujas apresentações começarão a partir das 20h.
/lib/imgBinary.asp?path=\oestadoma\galeria\noticias\239133\carnaval.jpg&width=460&height=345&interpolation=1&sharpen=0&sharpenvalue=&rotate=0/lib/imgBinary.asp?path=\oestadoma\galeria\noticias\239133\carnaval01.jpg&width=460&height=345&interpolation=1&sharpen=0&sharpenvalue=&rotate=0/lib/imgBinary.asp?path=\oestadoma\galeria\noticias\239133\carnaval02.jpg&width=460&height=345&interpolation=1&sharpen=0&sharpenvalue=&rotate=0/lib/imgBinary.asp?path=\oestadoma\galeria\noticias\239133\carnaval03.jpg&width=460&height=345&interpolation=1&sharpen=0&sharpenvalue=&rotate=0

Nenhum comentário: