quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Mais de 130 mil turistas são esperados em São Luís durante o Carnaval

No ano passado, movimentação foi de 129 mil pessoas no período

Durante o período carnavalesco, pelo menos 132 mil turistas devem desembarcar em São Luís, um acréscimo de 2% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo estimativa da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). Muitos desses visitantes vêm para descansar na Ilha ou usam a capital como entrada para outros destinos turísticos no estado. Mas também são muitos os que vêm atraídos pelas peculiaridades do Carnaval ludovicense.
No ano passado, 129 mil turistas passaram por São Luís durante o período carnavalesco. Além das brincadeiras típicas do Carnaval da capital, como os blocos tradicionais, alternativos, organizados, tribos de índios, os grupos de cultura afro, o tambor de crioula, a casinha da roça, o corso entre outros, a visita foi motivada pelo quarto centenário da capital maranhense. "São Luís foi um destino muito requisitado nas agências de viagens por causa das celebrações dos 400 anos, que foram um grande incentivador", afirmou Jura Filho, secretário de Estado de Turismo.
São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Piauí e Ceará estão entre os estados que mais enviam turistas para São Luís durante o Carnaval. O maior fluxo de foliões vindos de outras partes do país para a capital será registrado no feriadão do Carnaval, do dia 7 de fevereiro (Quinta-feira Gorda) ao dia 13 (Quarta-feira de Cinzas). O interior maranhense também está entre os principais emissores de visitantes para São Luís nos períodos festivos.
De acordo com o órgão, boa parte dos turistas vem a São Luís visitar parentes. É o caso da gaúcha Carolina Herssel, que veio pela terceira vez consecutiva à capital acompanhar o marido, que tem família na cidade. "Este ano, viemos trazer nosso filho para conhecer os avós e tios maranhenses e aproveitamos as férias e o período de pré-Carnaval para a visita", afirmou. Além de matar a saudades de parentes e amigos, muitos turistas vêm em busca das praias da capital.

Estratégias - Por causa do aumento no fluxo de turistas, os órgãos ligados ao Governo do Estado preparam estratégias para garantir a tranquilidade dos visitantes. A Setur desenvolverá o programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), de combate à exploração sexual infantil. Serão realizadas ações no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, nas praias da capital e em diversos municípios do estado. "O Maranhão abraça a campanha em todos os períodos festivos e de grande fluxo de turistas. Acreditamos que o poder público, a iniciativa privada e a população devam se responsabilizar no combate a esta prática, que, felizmente, não é tão comum no nosso estado", afirmou Jura Filho.
Na Praia Grande, bairro do Centro Histórico de São Luís e um dos principais atrativos turísticos da capital, a Companhia de Policiamento de Turismo Independente (CPTur Ind) está realizando uma operação especial. Além do policiamento rotineiro - com três policiais no trailer instalado na Rua da Estrela, uma viatura, uma motocicleta e rondas a pé -, houve reforço no contingente.
O major Nildson Lenine, comandante da CPTur Ind, informou que o número de policiais empregados na área depende da demanda de visitantes. "No fim de semana passado, tínhamos o dobro de policiais nas ruas do Centro Histórico: 30 oficiais. Além disso, começamos a atuar com dois quadriciclos que deram mais agilidade às nossas ações", disse. Até agora, foram registradas 18 ocorrências na área, número considerado baixo pelo comandante.
 
Ações para Carnaval seguro são definidas

Durante toda a manhã de segunda-feira, dia 28, representantes de órgãos do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís envolvidos na organização do Carnaval 2013 se reuniram no auditório do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, na Praia Grande, para definir ações para que o folião brinque com segurança e conforto os dias de folia. A programação de Carnaval deste ano, promovida pelo governo estadual, será aberta no domingo, dia 3 de fevereiro, a partir das 18h30, com shows de Pepê Júnior e Ronald Pinheiro, na Praça Deodoro.
A secretária de Estado de Cultura, Olga Simão, afirmou que o encontro é importante para acertar detalhes técnicos e de segurança para o período carnavalesco. "O Governo do Estado tem se organizado para que o morador e as pessoas que nos visitam e brincam no circuito de Carnaval tenham total conforto e segurança. Por isso, fizemos a reunião para afinarmos ações e proporcionarmos um Carnaval inesquecível e de muita paz", disse.
Participaram da reunião, o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Francisco Gonçalves; a secretária-adjunta de Estado da Comunicação Social, Carla Georgina; o comandante do Policiamento Metropolitano de São Luís, coronel João Nepomuceno; o comandante operacional do Corpo de Bombeiros, Dirceu Nepomuceno; além de representantes do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran), do Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia do Maranhão (Crea) e das secretarias municipais de Saúde, Obras e Serviços Públicos, Trânsito e Transportes, Turismo e Meio Ambiente.
Entre as ações que foram definidas estão a organização e disciplinamento do espaço público, do comércio informal, do trânsito e transportes na região nos dias de folia. Estes itens são de responsabilidade do Município e seus órgãos competentes. A segurança pública ficará a cargo do Estado por meio de um plano integrado entre as polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros. As secretarias municipal e de Estado da Saúde montarão esquemas para o atendimento de emergência no local, caso seja necessário.
Na reunião, o superintendente de Ação e Difusão (SADC) da Secma, Wellington Reis, fez uma explanação sobre os locais e pontos estratégicos dos Circuitos do Carnaval. "É fundamental, o entrosamento das secretarias no que se refere ao deslocamento de veículos, barreiras de segurança e da fiscalização dos ambulantes", disse.
Francisco Gonçalves avaliou a reunião técnica como um momento de debate sobre as questões que dizem respeito à logística do Carnaval. "Este ano, a festa da Prefeitura se concentrará nos polos da Praça Maria Aragão,
Cohab/Cohatrac, Anjo da Guarda e Desterro", destacou.

Nenhum comentário: