Prefeito Roberval Campelo não demonstra segurança no conhecimento em relação as mudanças em Capinzal do Norte Exploração de gás natural trouxe uma nova era para algumas cidades maranhenses, com o repasse dos royalties, prefeito de Capinzal do Norte espera trazer desenvolvimento para a cidade. |
Segundo informações da Secretaria Municipal de Administração a arrecadação anual de impostos que ficava em torno de R$ 1,5 milhão saltou para R$ 5 milhões de reais devido às empresas que se instalaram na região. Nessa entrevista o prefeito fala de suas expectativas e projetos para o município, e dos problemas que o crescimento já trouxe e ainda pode trazer para o município.
O Imparcial: Como tem sido o início de governo?
Roberval Campelo: Estamos procurando iniciar da melhor forma possível e o município foi deixado por uma gestão, que apoiou a minha eleição, portanto não tivemos problemas de transição e acredito que as contas estejam dentro do normal.
O Imparcial: Quais informações o senhor já tem sobre a exploração de gás no município?
Roberval Campelo: A gente vai trabalhar de forma que o gás traga benefícios à população. A gente ainda está buscando informações sobre tudo isso. Já estive reunido com várias pessoas das empresas. É um projeto audacioso e está vindo de forma a expandir o nome de Capinzal.
O Imparcial: Quais as expectativas para a cidade em relação a exploração de gás?
Roberval Campelo: A gente hoje está com uma expectativa muito grande de crescimento. Podemos dizer hoje que Capinzal é considerada uma potência na exploração do gás e será uma cidade de grande porte. Mas ainda estamos engatinhando em relação ao gás e a nossa expectativa é que ele venha trazer muitas coisas boas. Hoje temos um solo rico e diante disso, queremos que Capinzal venha a crescer de acordo com a grandeza do gás.
O Imparcial: Quais problemas a cidade já enfrenta desde o início da procura e exploração do gás?
Roberval Campelo: Sabemos que hoje de certa forma temos problemas. Houve um inchaço muito grande em relação a nossa cidade. Hoje temos problemas na Saúde. Tínhamos uma estrutura para uma população, hoje a população é outra, maior. Estou pedindo apoio do governo do estado e governo federal para que a gente venha a ter uma estrutura física que possa receber as pessoas que venham a residir na nossa cidade. Estamos de braços abertos, mas precisamos de estrutura e que os nossos repasses venham a crescer.
O Imparcial: A Receita do município já conta com os royalties do gás?
Roberval Campelo: O primeiro poço perfurado na região foi em Capinzal na Fazenda Maravilha pela empresa EBX. Três poços já foram perfurados no município. Estive reunido com o responsável pelos tributos no município para ver em que ponto está essa questão dos royalties.
O Imparcial: Existe alguma oposição do município a exploração do gás?
Roberval Campelo: Em relação ao governo não. O governo está aqui de braços abertos para trabalhar em parceria com as empresas, inclusive enquanto secretário de Saúde, em 2011, busquei a empresa MPX para uma parceria de manutenção de um hospital que estamos construindo e a empresa fez a doação. Houve uma parceria também do prefeito anterior para o asfaltamento da avenida principal, que ainda estou buscando a concretização. Estamos oferecendo o que há de mais precioso em nosso município que é o gás, mas as empresas também devem nos deixar coisas boas, como trabalho social.
O Imparcial: Em relação aos problemas que possam surgir ou se agravar com aumento da população em Capinzal a prefeitura já está pensando em algum projeto preventivo?
Roberval Campelo: Estamos implantando um programa com a polícia civil e militar, e a gente vai estar no início das aulas nas escolas com um programa contra as drogas. Já estou percorrendo o município com a equipe de saúde para trabalhar nas escolas fazendo palestras explicando os problemas que a gente pode ter com o crescimento da população.
O Imparcial: O maior desafio do município hoje é a infraestrutura?
Roberval Campelo: Já foi preciso a gente recapear toda a avenida (principal) devido o aumento do fluxo de veículos e é nessa parte que a gente quer a parceria com as empresas. Nós estamos abrindo as portas e queremos que a nossa cidade melhore diante do que já era.
Nenhum comentário:
Postar um comentário