Segundo ela, a ampliação da capacidade de movimentação também ajudará o estado.
A presidente Dilma Rousseff (PT) revelou, ontem, durante a inauguração do berço 100 e do cais sul do Porto do Itaqui, que as obras já inauguradas, em andamento e planejadas pelo Governo Federal em São Luís têm o objetivo de projetar o porto maranhense a estar entre os 10 maiores do mundo até 2031.
Segundo ela, a ampliação da capacidade de movimentação também ajudará o estado, “em
evidente crescimento econômico”, a escoar sua produção. “Essas obras representam mais uma etapa vitoriosa do projeto de transformar esse porto num porto estratégico para importação e exportação de cargas. Mais um passo para fazer do Porto do Itaqui um dos 10 mais importantes portos do mundo, como o que é nosso objetivo”, disse.
Para a presidente, transformar o Porto do Itaqui em uma “esquina do país”, possibilitando melhor entrada e saída de cargas, viabilizará, também, a criação de um corredor de transportes de Norte a Sul do país mais eficiente.
“Temos visto aqui se instalarem vários e diversificados projetos, e aparelhar o Porto do Itaqui nos permite criar um corredor de Norte a Sul do país e que nós tenhamos uma infraestrutura logística competitiva, moderna e que vai trazer riqueza para o nosso país”, comentou Dilma.
Estruturantes - O ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos, Leônidas Cristino (PSB-CE), destacou que as obras inauguradas são estruturantes. Segundo ele, existe um planejamento do Governo Federal para concretizar ações parecidas em todos os portos do país. “Hoje, o governo está mostrando três obras importantes: a recuperação e melhoria do cais 101, 102 e a construção do cais 100, que vai dar uma condição melhor de movimentação de cargas e olhando para o futuro no sentido de trazer outros empreendimentos”, observou Cristino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário