Finalizado acordo com moradores do Vinhais Velho, Sinfra quer que empresas acelerem o ritmo de serviços da via.
O secretário de Estado de Infraestrutura, Max Barros, determinou que as duas empresas que trabalham na construção da Via Expressa – uma responsável pela avenida em si, outra pelo viaduto do Ipase – mantenham ritmo acelerado para que a entrega da obra, ligando a Avenida Carlos Cunha, no Jaracati, à Avenida Daniel de La Touche, no Ipase, possa acontecer logo nos primeiros meses do ano que vem. A programação inicial era que o trabalho fosse finalizado este mês, mas o imbróglio envolvendo as desapropriações e indenizações de moradores do Vinhais Velho acabou atrasando a programação.
Com todos os acordos praticamente firmados – apenas um imóvel comercial ainda não aceitou o valor de indenização proposto pela Caixa Econômica Federal (CEF) nem apresentou nova avaliação da propriedade -, o secretário acredita que as empreiteiras responsáveis pela obra não terão mais embaraços para trabalhar com 100% da capacidade até a inauguração do segundo trecho.
Segundo ele, relatórios diários estão sendo passados à Sinfra e acompanhados por uma equipe de engenheiros que se dedica quase exclusivamente a essa frente de trabalho. O secretário Max Barros ressaltou que, na fase atual, a Sinfra tem acelerado o ritmo de construção das quatro pontes restantes, já que elas estão localizadas em áreas em que não há qualquer impedimento para os serviços.
“A obra está em andamento. Não tem muita visibilidade, porque o que está sendo feito agora são as pontes. É quase um quilômetro de pontes. Esse é o trecho mais difícil da obra, e todas as pontes estão sendo executadas ao mesmo tempo. Então, em razão desses impasses e do tempo que a gente perdeu para fazer esses acordos, a conclusão do trecho até a Daniel de La Touche deve acontecer em meados de 2013”, completou.
Benefício – Custando aproximadamente R$ 100 milhões, a Via Expressa beneficiará 300 mil habitantes e gera cerca de 5.700 empregos diretos e indiretos. O projeto prevê a ligação da Avenida Colares Moreira - passando pela Carlos Cunha, próximo ao Sítio Santa Eulália - à Daniel de La Touche, na altura do Ipase.
A Via Expressa interligará os bairros Cohafuma, Vinhais e Maranhão Novo, por meio de alças acopladas às vias já existentes, que serão especialmente restauradas para a garantia de melhor fluxo de tráfego.
A nova avenida, que terá cerca de 9 km de extensão, beneficiará mais de 20 bairros e deve atrair pelo menos 30% do total de veículos que hoje trafegam pela Jerônimo de Albuquerque, entre os elevados da Cohama e do Trabalhador.
Projeto prevê extensão da Via Expressa
O secretário Max Barros antecipou que o Governo do Estado, a partir de incursões também da governadora Roseana Sarney (PMDB) em Brasília, já garantiu do Ministério das Cidades recursos da ordem de R$ 80 milhões, a serem aplicados na extensão da Via Expressa. A verba é oriunda do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2).
O projeto ainda está sendo finalizado, mas o secretário adiantou que ele prevê a ligação do ponto em que a avenida termina atualmente, no Ipase, ao São Cristóvão, encaixando da Avenida Santos Dumont. Para isso, o prolongamento passará por dentro do Maranhão Novo e seguira por longo trecho paralela à Avenida Jerônimo de Albuquerque.
“Ainda estamos trabalhando o projeto dessa outra grande obra, mas ele já foi apresentado ao Ministério das Cidades por nossa equipe da Sinfra e, com o apoio fundamental da governadora Roseana Sarney, garantimos esses R$ 80 milhões do Governo Federal”, explicou.
Mas ressalta, contudo, que o Maranhão ainda investirá grande soma de recursos na obra. “Esses R$ 80 milhões não equivalem ao custo total da obra. É uma grande ajuda, mas nós ainda teremos que alocar no orçamento uma soma considerável de verba estadual para garantir o prolongamento. Mas, como é uma obra importante, a governadora já nos garantiu que fará o que for necessário para viabilizá-la”, comentou.
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