domingo, 9 de dezembro de 2012

Micro Empresa maranhense ganha prêmio nacional de design de embalagens

Acompanhada pelo Sebrae estadual desde o início de sua formalização, a empresa maranhense SM Sanduíches inovou nas suas embalagens.
 
Considerada a identidade de uma empresa, a embalagem pode ser responsável por alavancar os resultados de um negócio. No caso da empresa SM Sanduíches, localizada em São Luís (MA), o novo formato dos pacotes da linha Kids garantiu um aumento de 200% na demanda, apenas dois meses depois das mudanças. Além disso, rendeu a posição de finalista na edição de 2012 do Prêmio Idea Brasil, que reconhece empresas brasileiras que inovam no design. "A embalagem significou um diferencial no mercado. Foi um atrativo para as crianças, que podem brincar com ela, e atraiu mais clientes", conta o empresário Thiago Collares.
O prêmio, patrocinado pelo Sebrae, é uma vitrine para os designers e empresas que desejam divulgar seus projetos. Em 2011, foram premiadas 87 iniciativas. O objetivo é promover a incorporação do design ao processo produtivo. Realizado pela organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) Objeto Brasil, o Idea Brasil é a versão nacional do maior prêmio de design americano, o International Design Excellence Awards (Idea), organizado há mais de 30 anos pela Industrial Designer Society of América (IDSA).
O design da embalagem da SM Sanduíches foi elaborado pelo projeto Design de Embalagem para Micro e Pequenas Empresas, que o Sebrae desenvolve em parceria com a Associação Brasileira de Embalagens (ABRE) desde 2010. A instituição acredita que um design de qualidade, desde que adequado às condições do produto, eleva a competitividade, até mesmo em âmbito internacional, facilita o manuseio do produto e a acomodação ideal no ponto de venda.
O novo formato dos pacotes da linha Kids garantiu à SM Sanduíches um aumento de 200% na demanda e rendeu a posição de finalista na edição de 2012 do Prêmio Idea Brasil que reconhece empresas brasileiras em inovação no design. "A embalagem significou um diferencial no mercado. Foi um atrativo para as crianças, que podem brincar com ela, e atraiu mais clientes", conta o empresário Thiago Collares.
O início - Muitos empreendimentos de sucesso começam apenas como um complemento da renda familiar. Não foi diferente com a SM Sanduíches. No início, eram apenas algumas dezenas de unidades para suprir a demanda dos alunos particulares da avó de Tiago Collares, que acompanhou a iniciativa de seus pais, desde o início, em 2000, e acabou participando do crescimento da empresa.
"Dez anos depois, já formado em Administração, procurei o Sebrae para orientações no sentido de formalizar a empresa. A consultoria me direcionou para participar do Empretec, programa que visa a melhoria de processos e produtos ou introdução de inovação, fornecendo recursos e orientações específicas no desenvolvimento de novos produtos da empresa. Para mim, foi fundamental ter participado do Empretec. Percebi que tinha tudo para dar certo: gostava do que eu fazia, tinha um produto muito bom e sabia que poderia ir além", enumera o empresário.
A partir de então, o empresário optou por participar do ABRE-Sebrae para ter embalagens mais adequadas ao mercado, levando em consideração critérios como consumidor, movimentação, logística, varejo, legislação, conveniência, segurança, informação, custo competitivo e valor agregado.
O desenvolvimento das novas embalagens para a SM Sanduíches foi realizado em parceria com a também maranhense Quadrante Design, sendo fundamental para que a empresa abrisse novos mercados (Pará e Piauí), exigindo um salto de produtividade de 20 sanduíches/dia (nas primeiras semanas de formalização da empresa) para mais de 1500 unidades hoje - incluindo as filiais. Os planos de Tiago Collares é iniciar a franquia da empresa a partir do segundo semestre deste ano. "Queremos atingir mercados maiores", revela.

Design - O ABRE-Sebrae atende micro e pequenas empresas de qualquer região do país, ofertando profissionais qualificados que desenvolvem design de embalagens com valores acessíveis e subsídio parcial - 50% do total do projeto para primeira participação e 30% para a segunda. Com extensa experiência na área, a ABRE coordena os projeto proponentes em todas as etapas e o desenvolvimento dos projetos será feito por agências de design especializadas nessa atividade.
"Para nós foi muito significativo participar do projeto e mais ainda ver a nossa empresa sendo finalista no Idea Brasil. Mas antes de tudo, ter ido ao lugar certo na hora certa foi o princípio do sucesso da empresa hoje. Quando decidi tornar o empreendimento caseiro da minha avó numa empresa formal, a melhor decisão que tomei foi procurar o Sebrae. Se a gente tem orientação correta e um direcionamento planejado do que queremos, é mais fácil acertar do que errar", conclui Tiago Collares.

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