segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Lofts: novas tendências de moradia para o público do Maranhão


De acordo com o IBGE, quase 7 milhões de brasileiros vivem sozinhos, nos Estados Unidos, um em cada quatro americanos fez essa escolha. Geralmente são pessoas neste perfil que vivem nos apartamentos com ambientes integrados, chamados lofts. Nos projetos do Loft do Jornalista, de Grace Dantas e Roger D’Agnol, e Loft do Estilista, de Karla Mendes e Karla Baldez, Casa Cor Maranhão apresenta as novas tendências de moradia para o público local.

Grace e Roger tomaram como referência um jornalista novaiorquino, antenado em tudo o que acontece no mundo. A partir deste personagem, criaram um loft moderno, com alguns detalhes mais clássicos, como a poltrona Luís XV. A intenção do Loft do Jornalista foi reunir elementos com os quais profissionais dessa área pudessem facilmente se identificar.

Jornais impressos foram utilizados como decoração na parede, um toque de cor nos nichos e estampas vivas em móveis se contrapoem as cores predominantes, que no geral são tons sóbrios. Um espaço para o trabalho, uma arte na parede e tudo parece estar de acordo com o estilo de vida do personagem inspirador: “o ambiente é moderno, mas dialoga com outros estilos”, analisa Grace Dantas.

Enquanto isso, no Loft do Estilista, as arquitetas Karla Mendes e Karla Baldez apostaram nas tendências dos tons pastéis (“candy colours”) para ambientar a morada de uma estilista. Tudo no ambiente é de uma delicadeza admirável- é praticamente romântico. Espelhos dão a impressão de amplitude.

No Loft da Estilista, “optamos por móveis soltos que trouxessem mobilidade ao espaço, e ainda, permitissem a mudança de layout com facilidade”, afirma Karla Mendes. E, além da escultura feita de linhas na parede, um lustre charmoso customizado por elas com cristais rosa, surpreende o visitante.

Dica

A estudante de contabilidade, Adriana Melo, pretende realizar a sua pós-graduação em Minas Gerais. Ela pergunta sobre as vantagens de morar em lofts.

Uma das vantagens, Adriana, é o espaço livre. A ausência de barreiras visuais trazem praticidade para o dia a dia e permitem maior liberdade de transitar pelos espaços. Você escolhe como delimitar cada ambiente especifico para criar a sua privacidade. Acerte no mobiliário e na decoração e tudo estará perfeito! (Roger D’Agnol e Karla Baldez).

Em tempo:

Entenda as diferenças entre eles

Cobertura: é o apartamento que fica no último andar do prédio e pode, inclusive, ter espaços de entretenimento ao ar livre, como piscinas.

Kitnet (kitchenete ou quitinete): é um apartamento pequeno, com cerca de 20 a 35 m². A principal característica é possuir apenas um cômodo e banheiro. O cômodo único integra quarto e cozinha.
É o apartamento mais minusculo que vc pode imaginar. é composto de uma sala com a cozinha e área de serviço juntos integrados. A cozinha é separada por um balcão. A única porta existente é a do banho social além da de entrada lógico. Geralment é um imóvel muito pequeno.

Loft: os lofts surgiram nos EUA nos anos 60 e 70. Eles faziam referência a antigos galpões comerciais ou industriais reformados para fins residenciais. No Brasil, o termo passou a ser sinônimo de apartamentos amplos, sem divisórias, muitas vezes com o pé direito alto e grandes janelas, geralmente com mezaninos.  Imóvel sem paredes divisórias e com mezzanino ou seja, todos os ambientes da casa ficam em um único espaço terreo com paredes de pé direito duplo(de 6 a 9 metros de altura).No térreo ficam cozinha, sala de visitas e estar e jantar, tudo junto, sem divisórias e um lavabo com porta mas sem janela. A cozinha somente tem equipamentos elétricos pois o LOFT costuma ter todo o tipo de serviço disponível no condominio(lavanderia, etc).No mezzanino fica a suíte com banho.Também não há  paredes e a suíte tem um guarda corpo com visão de toda a sala. Este tipo de imóvel tem janelas de 6 metros de altura que abrem e fecham eletronicamente.

Studio: Esta termologia está muito associada ao loft. Na verdade, se assemelham muito os dois tipos, mas o estúdio é caracterizado por apresentar algumas divisões internas a mais que o loft, como, por exemplo, o quarto privativo, delimitado com paredes.

Duplex: quando um apartamento tem dois andares, ele é chamado de duplex. Se forem três andares, o nome é triplex.

Apartamento padrão: é o tipo mais comum de apartamento; caracteriza-se por possuir uma planta com divisões internas bem definidas: sala de estar, sala de jantar, cozinha, quartos, banheiros etc. Pode ser classificado pelo número de dormitórios (um, dois, três, quatro ou mais quartos).

 01 DORMITÓRIO: apartamento que tem sala, quarto, banho social, cozinha e área de serviço integrada a cozinha ou separada e aberta.

JK: apartamento de sala e banho social. A cozinha é integrada a sala ou separada por porta e a área de serviço pode ser integrada a cozinha ou separada por porta e aberta. No JK vc usa a sala para fazer seu quarto e sua sala. Estudantes de menos poder aquisitivo usam o guarda roupa como divisória. normalmente é uma sala grande.

FLAT: apartamento edificado em condominio com sistema de hotel.È um apartamento como outro qualquer com sala, quarto, banho, cozinha porém tem todo um sistema de hotel a sua disposição, assim vc não precisa fazer nada no imóvel pois quando vc sai entra a camareira para trocar as roupas de cama, a arrumadeira, suas roupas vão para lavar e passar, enfim tem tudo que um hotel oferece a única diferença é que o apto. é seu.abraços
 

Um comentário:

Carlos Eduardo disse...

Lá vai o pessoal querer vender apartamento minúsculo por preço exorbitante aqui em São Luis, ainda passando a imagem de ser cult... Fala sério!