SÃO LUÍS - Cerca de 480 vagas, divididas nos dois semestres letivos de 2013, em turnos matutino e noturno, vão compor o cenário de implantação do novo curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia que a Universidade Federal do Maranhão vai oferecer a partir de um novo modelo pedagógico. O novo curso está em consonância com o Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais – REUNI, mas, também, leva em consideração o desenvolvimento econômico sustentável local porque terá dois ciclos de formação.
Nesta nova estrutura, o aluno irá cursar um núcleo básico com 28 disciplinas, totalizando 1.560 horas em quatro semestres. No final do terceiro semestre, ele deverá então escolher entre prosseguir o seu curso, passando para um núcleo generalista ou para um núcleo tecnológico, cada um com 750 horas. “Caso o aluno opte pelo núcleo tecnológico, ele poderá cursar o terceiro ano em engenharia mecânica, engenharia ambiental, engenharia civil e engenharia da computação. Caso opte pelo núcleo generalista, ele terá uma formação generalista e interdisciplinar ao final do qual poderá ir para o mercado de trabalho”, explicou o reitor para ressaltar mais adiante que, posteriormente, o aluno poderá voltar para a UFMA e continuar sua formação no momento em que achar melhor.
O Curso de Ciência e Tecnologia (BCT) será vinculado à Unidade Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Tecnologia, como uma subunidade acadêmica, na qualidade de coordenadoria especial. O curso representa uma alternativa diferenciada ao atual projeto de graduação, já que o aluno terá três semestres para escolher qual opção seguir. Será um curso flexível, autônomo e interdisciplinar no qual o aluno é que irá escolher o seu futuro; entre a formação superior e a formação profissional. No total, o curso terá 2.400 horas, com prazo médio de 3 (três anos) ou 06 semestres coletivos. O período de integralização será de nove (09) períodos.
O Curso terá um núcleo eletivo com 12 disciplinas que irão totalizar 750 horas; 90 horas de atividades complementares; além do desenvolvimento do trabalho de contextualização e integração curricular, que poderá ser uma monografia, um paper, um case ou um TCC. Em 2015, serão ofertadas 600 vagas, divididos pelos turnos matutino, vespertino e noturno, sendo 200 vagas para cada turno. O aluno poderá trabalhar em empresas públicas e privadas em cargos intermediários, no setor de prestação de serviços, organizações do terceiro setor, em atividades de pesquisa e em projetos de empreendedorismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário