Por Maurício Araya
O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou, com sucesso, na tarde dessa quinta-feira (29), o lançamento do Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) como parte das atividades da “Operação Iguaíba“. O veículo, que possui 5,5 metros de comprimento, foi lançado às 15h52 (horário local) e atingiu apogeu (altitude máxima) de 52,39 quilômetros em 108 segundos. Durante o lançamento o FTI percorreu 82,58 quilômetros do ponto de lançamento até o local de impacto, gastando, ao todo, 215 segundos de voo. A operação, iniciada no último dia 19, é realizada em conjunto com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) com objetivo de lançar e rastrear o foguete de sondagem VS-30/Orion V10.
O FTI é o outro modelo do projeto “Fogtrein” – também faz parte do projeto o Foguete de Treinamento Básico (FTB) – desenvolvido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) em conjunto com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a indústria nacional. O projeto tem o propósito de capacitar o pessoal de operações, verificar os meios associados aos lançamentos e obter a certificação e qualificação dos foguetes.
O lançamento testou, também, as condições do CLA para o lançamento do VS-30/Orion V10. A expectativa é que o veículo de sondagem carregado com experimentos do IAE, do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), possa ser lançado na segunda semana de dezembro.
O lançamento do FTI é o sétimo do ano na unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) no Maranhão. Anteriormente, o CLA já havia lançado seis FTBs. É, também, a terceira vez que o veículo é lançado a partir de Alcântara. O foguete já havia sido lançado no centro em maio e agosto do ano passado durante as operações Fogtrein I e II, respectivamente.
“Operação Iguaíba”
A “Operação Iguaiba”, cujos trabalhos técnicos iniciaram-se no dia 18 de novembro, está em fase final de testes sistêmicos. O VS-30/Orion V10 é composto de dois estágios e o módulo de carga-útil. O motor do segundo estágio (Improved Orion) foi fornecido pelo Centro Espacial Alemão (DLR, na sigla em inglês), parceiro na campanha. Outras partes do veículo são nacionais e desenvolvidas pelo IAE. O foguete já está totalmente integrado e foi submetido a todos os testes de bancada, tanto no Prédio de Preparação de Propulsores (PPP) quanto no Prédio de Preparação de Carga-Útil (PPCU).
O lançamento do VS-30/Orion V10 está previsto para ocorrer entre os dias 10 e 13 de dezembro (“janelas”, como são conhecidos, tecnicamente, os períodos). A “Operação Iguaíba” segue até o dia 15 de dezembro.
Fotos: Suboficial João Batista/IAE, Sd. 2ª Classe Gilberto/CLA e Divulgação/IAE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário