Centro de Lançamento de Alcântara concluirá amanhã a última etapa de operação,iniciada dia 19 de novembro, com o VS-30/Orion, que portará experimentos
O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) vai realizar amanhã (7) o lançamento do foguete de sondagem VS-30/Orion, como parte final da Operação Iguaíba. O último estágio da operação, que tem como finalidade realizar o lançamento e rastreio do foguete, portando uma carga útil com experimentos científicos, tem a previsão de ocorrer às 19h, envolvendo uma equipe de cerca de 210 profissionais.
Esta operação, iniciada em 19 de novembro, é mais um produto da cooperação Brasil-Alemanha na área espacial. O VS-30, chamado de primeiro estágio, foi produzido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), organização subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), enquanto o segundo estágio, o propulsor Orion, foi fornecido pelo Centro Espacial Alemão (DLR) como resultado da colaboração ao Programa Espacial Brasileiro. Aos dois estágios, foi acoplada uma carga útil com experimentos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do IAE e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Durante a operação de preparação para o lançamento do veículo (cerca de seis horas), serão interligadas as estações de telemetria e rastreio do CLA e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado em Natal, de modo que esta unidade funcione como uma Estação Remota, ou seja, realize a coleta de dados de voo a distância. Há ainda uma unidade móvel de telemetria, doada pelo DRL e operada pelo IAE, que também realizará a coleta de informações durante o “voo” do VS-30/Orion.
Pesquisa - Este lançamento apoia o projeto de pesquisa “Estudos da ionosfera e alta atmosfera com experimentos embarcados a bordo de foguetes e satélites”, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, e integra o Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), sob coordenação da Agência Espacial Brasileira (AEB). Além disso, o veículo segue com um experimento embarcado visando o desenvolvimento de sistema GPS para uso espacial, realizado em cooperação entre a UFRN e o IAE, com suporte financeiro da AEB.
Com mais esse lançamento, o CLA alcança a expressiva marca de nove operações realizadas em 2012, sendo oito de lançamentos de foguetes de sondagem e treinamento. Além da Iguaiba, as operações realizadas este ano pelo Centro foram a Operação Falcão I (01 Foguete de Treinamento Básico - FTB), Falcão IV (01 FTB), Falcão V (01 FTB) e Falcão VI (01 FTB), a Operação Águia I (02 FTBs) e a Operação Salina (teste com um protótipo do Veículo Lançador de Satélite - VLS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário