Maranhão terá R$ 270 milhões para investir em aeroportos
A presidenta Dilma Rousseff lançou nesta quinta-feira o “Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos”, um conjunto de medidas para melhorar a qualidade dos serviços e da infraestrutura aeroportuária, ampliar a oferta de transporte aéreo à população brasileira. Para o Maranhão, está previsto o investimento de R$ 270,5 milhões em terminais aeroportuários em 11 municípios, apenas na primeira fase do programa.
Além dos aeroportos Marechal Cunha Machado, em São Luís; Renato Cortez Moreira, em Imperatriz, e do de Barreirinhas (atualmente interditado), a verba será aplicada na construção de terminais aeroportuários em Governador Nunes Freire, Pinheiro, Santa Inês, Bacabal, Caxias, Barra do Corda, Carolina, Balsas São João dos Patos.
Os projetos promoverão a melhoria, o reaparelhamento, a reforma e a expansão da infraestrutura aeroportuária, tanto em instalações físicas quanto em equipamentos. Os investimentos incluirão, por exemplo, reforma e construção de pistas, melhorias em terminais de passageiros, ampliação de pátios, revitalização de sinalizações e de pavimentos, entre outros. Os recursos virão do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).
Dentre os critérios para análise de relevância do aeródromo serão consideradas características como o volume de passageiros e de cargas, os voos regulares e os resultados operacionais. Além disso, serão considerados aspectos socieconômicos, o nível de acessibilidade na Amazônia Legal, o potencial turístico e de fomento da integração nacional. Além de investimentos em aeroportos em cidades de pequeno e médio porte, serão contempladas medidas de incentivo à aviação regional com foco na viabilização de rotas de baixa e média densidades de tráfego.
Os planos de investimentos obedecerão as seguintes fases: diagnóstico da infraestrutura e da gestão dos aeródromos; elaboração do programa de necessidades de investimento e de projetos conceituais e termos de referência de equipamentos.
O programa visa ampliar o acesso da população brasileira a serviços aéreos. O objetivo é que 96% da população brasileira esteja a menos de 100 km de distância de um aeroporto apto ao recebimento de voos regulares.
64 aeroportos regionais no Nordeste
11 aeroportos no interior do Maranhão terão investimentos e serão ativados
Gov. Nunes Freire, Pinheiro, Barreirinhas, Bacabal, Santa Inês, Caxias, Imperatriz, Barra do Corda, Balsas, São João dos Patos e Carolina
(Clique nas imagens para ampliar)
Nenhum comentário:
Postar um comentário