quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Passeio histórico para conhecer melhor São Luís

 

Livro História de São Luís, de autoria do imortal e historiador Mário Martins Meireles, será lançado hoje, às 19h, na Academia Maranhense de Letras.
 
A Academia Maranhense de Letras rende-se hoje à noite, às 19h, às homenagens ao historiador e imortal da Casa de Antônio Lobo, Mário Martins Meireles, que será lembrado com o lançamento de publicação póstuma intitulada História de São Luís (360 Graus Gráfica e Editora), em reverência também ao aniversário de 400 anos da capital maranhense. O livro, com 44 capítulos em sequência cronológica, foi organizado conjuntamente por Carlos Gaspar e Caroline Castro Licar, com capa idealizada por Joaquim Itapary, retratando a primeira planta baixa da cidade.
Os textos do livro foram escritos por Mário Meireles entre as décadas de 1980 e 1990 e os escritos resultaram de suas sucessivas e minuciosas pesquisas sobre a história de São Luís. A obra relata fatos concernentes ao período compreendido entre os anos de 1535 a 1950. A sequência cronológica proposta pelo próprio autor dá a dimensão da importância da obra, com abordagem priorizando a evolução urbana da terra natal do historiador.
"Nós nos encarregamos de publicar esses textos, reunidos em livro, porque Mário Meireles não teve a oportunidade de fazê-lo em vida. É uma forma de homenageá-lo, bem como à cidade de São Luís, pelo seu quarto centenário", diz o imortal Carlos Gaspar, graduado em História, Geografia e bacharel em Direito, além de empresário.
Para Caroline Castro Licar, Mário Meireles está entre os maiores historiadores do século passado, ao lado de Antonio Baptista Barbosa de Godois, Fran Paxeco e Jerônimo de Viveiros. "O livro ora lançado servirá, sem dúvida, de rica fonte de informação para pesquisa histórica, dada a importância desse historiador, falecido em 10 de maio de 2003, nesta capital", complementou Caroline Castro Licar, graduada em História com mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão.
Obra - História de São Luís apresenta introdução de Carlos Gaspar e prefácio assinado por Milson Coutinho, também imortal da Academia Maranhense de Letras. Coutinho considera Mário Meireles a maior figura da historiografia maranhense dos séculos XX e XXI e enfatiza que ele não poderia estar ausente na festa dos 400 anos de fundação da cidade de São Luís. "Graças ao empenho de suas filhas Ana Maria Meireles e Ana Otília Meireles Teixeira, que repassaram ao acadêmico Carlos Gaspar, dileto aluno e fraterno amigo da família Meireles, os originais do livro que vinha sendo pacientemente escrito pelo historiador Mário Meireles, História de São Luís, em textos esparsos, com indicações de fontes, pedaços de papel com textos sobre a cidade, sem ordenação alguma, e muitos deles com emendas manuscritas, e puderam, depois de esforços e estudos prolongados, ganhar forma, conteúdo, e cronologia", escreveu Coutinho no prefácio.
O livro discorre, entre diversos outros fatos, sobre a origem da cidade de São Luís e seus episódios importantes, a exemplo da ocupação pelos holandeses (1641-1644) e os primeiros 100 anos da única capital brasileira fundada por franceses.
"Não chegou até nós a memória de que São Luís - governo e povo - tenha tido a lembrança de comemorar o transcurso do primeiro centenário de sua fundação, fosse ele considerado em 1712, a partir da chegada dos franceses, a contar da reconquista lusitana, ou em 1719, a valer da instituição da vida. Todavia, poderemos obter respostas à indagação de como seria a cidade quando completou seus primeiros 100 anos de existência, formulando-a pelo menos quatro cronistas que a conheceram a esse tempo e que no-lo deixaram dito", conta o escritor em um trecho do livro.
Mário Meireles nasceu em São Luís no dia 8 de março de 1915 e foi funcionário do Ministério da Fazenda, diretor do Banco do Maranhão, chefe da Casa Civil (no governo de Pedro Neiva de Santana) e professor. Ingressou no Magistério na década de 1940, como professor de História Universal e do Brasil, no colégio Cysne, em São Luís. Mais tarde, em 1953, tornou-se professor universitário de História da América, na Faculdade de Filosofia de São Luís, que, posteriormente, seria incorporada à Universidade Federal do Maranhão, onde o historiador foi chefe do Departamento de História, assessor do reitor, chefe de gabinete, coordenador do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica e Geográfica e membro do Conselho Diretor da UFMA, em diversos mandatos.
Meireles foi ainda membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão e da Academia Maranhense de Letras, onde também assumiu diversos cargos administrativos. Integrou o Conselho Estadual de Cultura, foi consultor técnico do Diretório Regional de Geografia e membro da Subcomissão de Folclore. Sua bibliografia inclui os títulos O ensino superior no Maranhão (1981), Apontamentos para a história da farmácia no Maranhão (1982), Os negros no Maranhão (1983), Dez estudos históricos (1994), entre outros.

Nenhum comentário: