terça-feira, 2 de outubro de 2012

Diariamente, são emplacados em média 180 automotores em São Luís

 

 

São Luís possui, atualmente, mais de 300 mil veículos

Diariamente, são emplacados em média 180 automotores; aumento da frota intensifica congestionamentos.
 
Leandro Santos
 
A frota de veículos de São Luís deve ultrapassar, hoje, a marca de 300 mil. Segundo estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran), até ontem, haviam 299.883 em circulação por ruas e avenidas da cidade e, se for levado em consideração que é emplacada uma média de 180 veículos por dia na capital, hoje a cidade deve ter 300.063 automotores em atividade. Como consequência, os congestionamentos e o trânsito lento, que eram as principais reclamações dos condutores ludovicenses, se tornarão inevitáveis.
Até ontem, os 299.883 veículos que estavam em circulação pela cidade correspondiam à 28,70% do total que circulava em todo o Maranhão (que é de 1.044,892). Ainda de acordo com os números dos Detran, do quantitativo de automotores da capital, 166.159 são automóveis, 69.792 motocicletas, 8.141 caminhões, 3.697 ônibus e o restante está enquadrado em outras categorias.

Consequências - A intensificação dos congestionamentos e o aumento na quantidade de colisões são reflexos diretos da frota de veículos de São Luís. A Avenida Jerônimo de Albuquerque é um dos pontos mais conflituosos por servir de acesso a bairros populosos - como Cohatrac, São Francisco, Cidade Operária, Parque Industrial - e ser uma das rotas mais utilizadas pelo transporte coletivo.
Além dela, avenidas como Guajajaras (ponto de acesso à BR-135); Daniel de La Touche (principalmente no cruzamento com a Jerônimo de Albuquerque e Ponte do Caratatiua); Holandeses e Franceses são pontos de constantes engarrafamentos. Na cabeceira da Ponte do São Francisco, na Avenida Beira-Mar, o fluxo de veículos que se deslocam do centro da Ilha formam constantes pontos de entrave, por causa do excesso de automóveis.

Análise - Na opinião da chefe da Divisão para Orientação do Trânsito do Detran, Lindinalva Ribeiro, a construção de vias alternativas seria uma opção para desafogar o trânsito das principais avenidas de São Luís. No entanto, ela chamou para atenção para o fato de que isso não é suficiente se o comportamento dos motoristas não mudar. "Com a quantidade de veículos circulando em nossa capital, nós temos de ter o cuidado redobrado no trânsito", afirmou.
Ela deu dicas de como o condutor deve se comportar no trânsito quando há congestionamentos. "Se você tiver como sair mais cedo para evitar o congestionamento, é bem melhor. Quando estiver em congestionamento e não tiver como sair, a solução é esperar ou avisar no seu serviço que vai chegar um pouco mais atrasado. Não se deve sair cortando, pois assim você pode cometer infrações ou acidentes", disse.

Números


299.883 é a quantidade de veículos que estava em circulação até ontem em São Luís.
180 é a média de emplacamentos feitos por dia pelo Detran em São Luís.

Nenhum comentário: