segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Imagens de São Luís serão guardadas em cápsula do tempo

 

 (Fabrício Cunha)

Como parte da programação dos 400 anos de São Luís, estudantes e pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), em parceria com a Prefeitura da capital, lançaram o Minivant SL 400, um veículo aéreo não tripulado que irá capturar imagens da cidade, na festa de seu quarto centenário, a serem colocadas em uma cápsula do tempo, que será lacrada e enterrada no dia 11 de dezembro, no Palácio de La Ravardière.

O projeto prevê que a cápsula seja aberta em 2112, daqui a 100 anos, quando a cidade estará completando meio milênio de fundação. "É uma oportunidade que as próximas gerações terão para verem como a cidade estava em seu aniversário de 400 anos e a forma como festejamos a data", frisou a presidente de honra do Conselho Gestor dos 400 anos, Gardênia Ribeiro Gonçalves.

O Minivant SL 400 foi desenvolvido por um grupo de estudantes e pesquisadores do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Maranhão. "Tudo começou mais como brincadeira, em casa, e aí fomos gostando e apresentamos a ideia para alguns professores da Ufma", destacou Cristian Diniz Carvalho. Medindo 1,40m e pesando 1,200Kg, o equipamento possui GPS, permite a transmissão de imagens ao vivo, captura imagens em alta resolução a cada dois segundos, tem carga útil de 600g e autonomia de voo de até uma hora.

O veículo será usado no aniversário da cidade, principalmente para registrar a festa, e servirá de monitoramento e segurança da capital. O projeto é realizado numa parceria entre a Prefeitura de São Luís e a Ufma

Nenhum comentário: