Lago formado pela Hidrelétrica Estreito tornou-se ponto de turismo depois que o Ceste entregou à população quiosques, banheiros, playground.
Estreito - O lago da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito)
tornou-se um novo potencial turístico para os moradores dos municípios lindeiros
(limítrofes) ao reservatório. Tem sido cada vez mais comum a ida às praias
permanentes, passeios de lancha e jet ski, pescarias com amigos e mergulhos para
se refrescar nos dias de calor, que nos meses mais quentes do ano beira os 40ºC
na Região Tocantina.
Se antes moradores de Estreito (MA), Darcinópolis, Babaçulândia,
Barra do Ouro, Filadélfia, Palmeiras do Tocantins e Palmeirante (TO) tinham
praias de temporada - nos meses de junho e julho -, agora eles têm o ano
inteiro.
Em cada um desses municípios foi entregue às prefeituras pelo
Consórcio Estreito Energia (Ceste), empreendedor da Usina de Estreito, estrutura
formada por quiosques, banheiros (inclusive para pessoas com dificuldade de
locomoção), playground, palco para shows, calçadas, quadra para esportes e
tendas prontas para serem usadas.
Por conta disso, tem sido cena comum nas estradas que levam a
esses municípios motoristas carregando a reboque lanchas e jet skis. O advogado
Richerson Barbosa Lima é um deles. Ele mora em Araguaína (TO) e tem aproveitado
as tardes de sábado para com amigos e familiares passear pelo lago formado pela
UHE Estreito, no Rio Tocantins, entre os estados do Maranhão e Tocantins.
"Aqui está muito bom e organizado, com bons restaurantes e
atendimento. Por essa razão, viemos para cá. Temos a opção de ir ao Rio Araguaia
(onde também se formam praias por temporada), mas a praia de Babaçulândia é mais
próxima. A formação do lago está sendo muito positivo para a cidade", afirmou o
advogado.
A opinião é compartilhada pelo defensor público Hildebrando
Carneiro. "Fazia algum tempo que não vinha a Babaçulândia e fiquei surpreso com
o que vi. A cidade mudou muito, tem uma orla bonita, praia boa e creio que hoje
é um polo de desenvolvimento turístico muito importante", assegurou.
Marketing - Outra importante ação em implementação pelo Ceste,
como apoio ao desenvolvimento do turismo, é o Plano de Marketing de Turismo
Regional.
"A partir das diretrizes desse plano, vamos fortalecer a imagem
da região como polo turístico", assegura a diretora de Socioeconomia do
consórcio, Norma Villela. Ela ressalta que a formação do lago da Usina de
Estreito não interferiu em nada nas cachoeiras da região, que compõem os
principais atrativos de parte dos municípios.
Em Carolina é fácil constatar tal afirmação. A cidade maranhense
é conhecida como Paraíso das Águas, por conta das inúmeras cachoeiras
localizadas em sua proximidade, e que atrai turistas do mundo inteiro. Ali, os
banhos sob as quedas d'água continuam sendo mágicos e restauradores.
A turismóloga Fátima Matos, natural de Carolina, comenta que tem
sido cada vez maior o número de visitantes a esses paraísos naturais. "Tem fim
de semana que são contados até 15 ônibus de turistas em um atrativo, isso sem
contar com os carros de passeio, o que nos provoca a incrementar o atendimento
em nossa cidade", comenta. E acrescenta: "Quanto à beleza cênica [cachoeiras do
Itapecuru, do Rio Farinha, da Pedra Caída], ela permanece intacta",
ressaltou.
Empreendimentos - Paralelo ao progresso no setor de turismo,
novos empreendimentos foram surgindo na área de entorno da Hidrelétrica
Estreito. Um bom exemplo é o restaurante Sabor do Lago.
Localizado à beira do reservatório, o local é bem frequentado
todos os dias, especialmente nos horários de almoço e jantar.
"O movimento aqui é de domingo a domingo. O enchimento do lago
trouxe oportunidades para a cidade", diz Elizângela Pereira Cunha, proprietária.
Satisfeita, ela destacou que, mesmo após a temporada de praia (nas férias de
julho), o movimento não diminuiu.
Até que todo esse cenário passasse a fazer parte da nova
realidade dos municípios, o Consórcio Estreito Energia (Ceste) proporcionou
capacitações em áreas diversas, a fim de preparar os prestadores de serviços
para ofertar atendimento de qualidade.
A colaboradora do consórcio, Daniella Brenny, disse que, em
parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), foram ofertados cursos de
capacitação profissional em administração hoteleira, recepcionista de hotéis e
pousadas, atendimento e prática comercial/vendas.
Foram oferecidos também cursos de empreendedorismo, piloto de
barco, mecânico de motores e de manutenção de embarcações de pequeno porte, guia
de turismo, marketing turístico, garçom, recreacionista, ajudante e chefe de
cozinha. "Ao todo, capacitamos exatos 590 profissionais para atuarem nessas
áreas", relatou a colaboradora.
Mais
Imagem
A implantação do Plano de Marketing de Turismo Regional pelo
Ceste certamente fortalecerá a imagem da região como polo turístico; subsidiará
a melhoria do uso do patrimônio natural e histórico-cultural existentes em
termos turísticos, assim como de novos atrativos, novos parques e praças nas
orlas e outros.
Progresso
O plano também contribuirá para ampliar a oferta de postos de
trabalho, renda e de negócios associados à economia do turismo; para estimular e
promover a melhoria da qualidade da oferta de produtos e serviços turísticos e
de lazer; estimulará a iniciativa privada para que invistam em empreendimentos
comerciais.
Rota
Quem chega a Babaçulândia, além das novas orla e praia, se
depara com outra novidade: o Banzeiro do Lago. Trata-se de um catamarã (tipo de
embarcação) doado pelo Ceste no âmbito do investimento social que o Consórcio
vem implementando na região à Associação dos Barqueiros de Babaçulândia, que
também servirá para incrementar o turismo no município. "Com ele, fazemos
passeios pelo lago, conforme a solicitação do cliente", explica o presidente da
Associação de Barqueiros de Babaçulândia, Adelsimon Oliveira.
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