sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Cidades do Maranhão apresentam novo potencial turístico com usina hidrelétrica

Lago formado pela Hidrelétrica Estreito tornou-se ponto de turismo depois que o Ceste entregou à população quiosques, banheiros, playground.

Estreito - O lago da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito) tornou-se um novo potencial turístico para os moradores dos municípios lindeiros (limítrofes) ao reservatório. Tem sido cada vez mais comum a ida às praias permanentes, passeios de lancha e jet ski, pescarias com amigos e mergulhos para se refrescar nos dias de calor, que nos meses mais quentes do ano beira os 40ºC na Região Tocantina.
Se antes moradores de Estreito (MA), Darcinópolis, Babaçulândia, Barra do Ouro, Filadélfia, Palmeiras do Tocantins e Palmeirante (TO) tinham praias de temporada - nos meses de junho e julho -, agora eles têm o ano inteiro.
Em cada um desses municípios foi entregue às prefeituras pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste), empreendedor da Usina de Estreito, estrutura formada por quiosques, banheiros (inclusive para pessoas com dificuldade de locomoção), playground, palco para shows, calçadas, quadra para esportes e tendas prontas para serem usadas.
Por conta disso, tem sido cena comum nas estradas que levam a esses municípios motoristas carregando a reboque lanchas e jet skis. O advogado Richerson Barbosa Lima é um deles. Ele mora em Araguaína (TO) e tem aproveitado as tardes de sábado para com amigos e familiares passear pelo lago formado pela UHE Estreito, no Rio Tocantins, entre os estados do Maranhão e Tocantins.
"Aqui está muito bom e organizado, com bons restaurantes e atendimento. Por essa razão, viemos para cá. Temos a opção de ir ao Rio Araguaia (onde também se formam praias por temporada), mas a praia de Babaçulândia é mais próxima. A formação do lago está sendo muito positivo para a cidade", afirmou o advogado.
A opinião é compartilhada pelo defensor público Hildebrando Carneiro. "Fazia algum tempo que não vinha a Babaçulândia e fiquei surpreso com o que vi. A cidade mudou muito, tem uma orla bonita, praia boa e creio que hoje é um polo de desenvolvimento turístico muito importante", assegurou.

Marketing - Outra importante ação em implementação pelo Ceste, como apoio ao desenvolvimento do turismo, é o Plano de Marketing de Turismo Regional.
"A partir das diretrizes desse plano, vamos fortalecer a imagem da região como polo turístico", assegura a diretora de Socioeconomia do consórcio, Norma Villela. Ela ressalta que a formação do lago da Usina de Estreito não interferiu em nada nas cachoeiras da região, que compõem os principais atrativos de parte dos municípios.
Em Carolina é fácil constatar tal afirmação. A cidade maranhense é conhecida como Paraíso das Águas, por conta das inúmeras cachoeiras localizadas em sua proximidade, e que atrai turistas do mundo inteiro. Ali, os banhos sob as quedas d'água continuam sendo mágicos e restauradores.
A turismóloga Fátima Matos, natural de Carolina, comenta que tem sido cada vez maior o número de visitantes a esses paraísos naturais. "Tem fim de semana que são contados até 15 ônibus de turistas em um atrativo, isso sem contar com os carros de passeio, o que nos provoca a incrementar o atendimento em nossa cidade", comenta. E acrescenta: "Quanto à beleza cênica [cachoeiras do Itapecuru, do Rio Farinha, da Pedra Caída], ela permanece intacta", ressaltou.

Empreendimentos - Paralelo ao progresso no setor de turismo, novos empreendimentos foram surgindo na área de entorno da Hidrelétrica Estreito. Um bom exemplo é o restaurante Sabor do Lago.
Localizado à beira do reservatório, o local é bem frequentado todos os dias, especialmente nos horários de almoço e jantar.
"O movimento aqui é de domingo a domingo. O enchimento do lago trouxe oportunidades para a cidade", diz Elizângela Pereira Cunha, proprietária. Satisfeita, ela destacou que, mesmo após a temporada de praia (nas férias de julho), o movimento não diminuiu.
Até que todo esse cenário passasse a fazer parte da nova realidade dos municípios, o Consórcio Estreito Energia (Ceste) proporcionou capacitações em áreas diversas, a fim de preparar os prestadores de serviços para ofertar atendimento de qualidade.
A colaboradora do consórcio, Daniella Brenny, disse que, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), foram ofertados cursos de capacitação profissional em administração hoteleira, recepcionista de hotéis e pousadas, atendimento e prática comercial/vendas.
Foram oferecidos também cursos de empreendedorismo, piloto de barco, mecânico de motores e de manutenção de embarcações de pequeno porte, guia de turismo, marketing turístico, garçom, recreacionista, ajudante e chefe de cozinha. "Ao todo, capacitamos exatos 590 profissionais para atuarem nessas áreas", relatou a colaboradora.

Mais


Imagem
A implantação do Plano de Marketing de Turismo Regional pelo Ceste certamente fortalecerá a imagem da região como polo turístico; subsidiará a melhoria do uso do patrimônio natural e histórico-cultural existentes em termos turísticos, assim como de novos atrativos, novos parques e praças nas orlas e outros.
Progresso
O plano também contribuirá para ampliar a oferta de postos de trabalho, renda e de negócios associados à economia do turismo; para estimular e promover a melhoria da qualidade da oferta de produtos e serviços turísticos e de lazer; estimulará a iniciativa privada para que invistam em empreendimentos comerciais.
 
Rota

Quem chega a Babaçulândia, além das novas orla e praia, se depara com outra novidade: o Banzeiro do Lago. Trata-se de um catamarã (tipo de embarcação) doado pelo Ceste no âmbito do investimento social que o Consórcio vem implementando na região à Associação dos Barqueiros de Babaçulândia, que também servirá para incrementar o turismo no município. "Com ele, fazemos passeios pelo lago, conforme a solicitação do cliente", explica o presidente da Associação de Barqueiros de Babaçulândia, Adelsimon Oliveira.

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