Onze cantores maranhenses fizeram uma apresentação especial em homenagem ao aniversário de 400 anos da Ilha.
Yane Botelho
Da equipe de O Estado
Da equipe de O Estado
Antes de o Rei Roberto Carlos subir ao palco para cantar seus sucessos, as festividades da noite dos 400 anos de São Luís na Lagoa da Jansen foram abertas com o show Louvação a São Luís. Onze grandes cantores soltaram a voz em canções que homenageiam a cidade: Anna Torres, Cláudio Pinheiro, Fátima Passarinho, Fernando de Carvalho, Flávia Bittencourt, Gabriel Melônio, Gerude, Inácio Pinheiro, Roberto Brandão, Ronald Pinheiro e Rosa Reis.
O show teve início por volta de 19h. O público que compareceu ao espetáculo foi brindado com o melhor repertório extraído do cancioneiro ligados à música maranhense. Foram apresentadas músicas que têm São Luís como fonte de inspiração, entre elas composições de Dilú Melo, João do Vale, José Pereira Godão, Carlinhos Veloz e do pernambucano Geraldo Azevedo, que já homenageou a cidade em uma de suas canções.
A apresentação foi uma reverência à cidade com a diversidade de ritmos e estilos locais. Acompanhado por uma banda, cada artista cantou duas músicas. O figurino dos cantores, assinado por Rodrigo Raposo, mostrou imagens do Álbum Maranhão 1908, de Gaudêncio Cunha.
O encerramento foi o momento mais emocionante do espetáculo. Os 11 artistas se reuniram e dividiram o palco para cantar o hino da cidade Louvação a São Luís, composto pelo poeta Bandeira Tribuzi. Em coro, o público entoou o canto.
Estrutura do show é elogiada pelo público
Para garantir comodidade e segurança a artistas e público, uma grande estrutura logística foi instalada no local, como um posto fixo na sede administrativa da Lagoa, onde funciona delegacia de polícia para prestar serviços de achados e perdidos, além de bases de atendimentos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e Blitz Urbana.
Por todo o entorno da área total de 35 mil m², da arena de show, policiais militares a pé e montados (cavalaria) garantem a segurança do público, que também conta com o apoio da Defesa Civil para orientar e ajudar idosos e pessoas com deficiência ou dificuldade de mobilidade. Ainda como parte dessa logística, agentes da SMTT organizam e disciplinam o trânsito na área da Lagoa, e a Blitz Urbana acompanha o comércio informal, instalado na praça de alimentação, área onde é realizado o Arraial da Lagoa.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disponibiliza, juntamente com o Corpo de Bombeiros, ambulâncias para atendimento de urgência e emergência. O trabalho nessa área também conta com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A Lagoa da Jansen, palco dos seis shows comemorativos aos 400 anos, recebeu uma megaestrutura de palco, som e luz, com ampla logística de serviços e espaço para o público. Outro ponto que mereceu destaque, segundo a aposentada Antônia Maria Lima foi a segurança. "Estou muito feliz de ter a oportunidade de ver grandes shows gratuitos, em um espaço organizado, com segurança a postos e ainda tem a questão da saúde, que se alguém passar mal a gente sabe que será bem atendido e medicado", observou.
Mais
A programação da festa de comemoração aos 400 anos de São Luís terá, ainda, outras atrações. A Lagoa receberá shows de Ivete Sangalo (dia 15), Rita Benneditto e Zezé di Camargo e Luciano (22), Alcione e Zeca Pagodinho (29).
Shows dos 400 anos
Os shows comemorativos dos 400 anos de São Luís continuam durante todo este mês. Passarão ainda pela Lagoa da Jansen Ivete Sangalo, Rita Benneditto, Zezé di Camargo e Luciano, Alcione e Zeca Pagodinho.
Confira a programação:
Dia 15
19h - Show de Fabrícia
20h - Bicho Terra
21h - Ivete Sangalo
Dia 22
20h - Rita Benneditto
21h30 - Zezé di Camargo e Luciano
Dia 29
19h - Sindicato do Samba, Puxadores
de Samba Rose, Vovô, Gabriel, Ribão,
Samir, Zé Pivô, César Teixeira e Gordo Elinaldo.
20h30 - Alcione
22h - Zeca Pagodinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário