Foto: Divulgação/TV Mirante.
TV Mirante exibe especial sobre os 400 anos de São Luís
Colonizadores será exibido, em alta definição, neste domingo (2), logo após o Fantástico.
Maurício Araya/Imirante
SÃO LUÍS – Neste domingo (2), a TV Mirante homenageia São Luís em seus 400 anos. A emissora exibirá o programa especial Colonizadores. Para mostrar a relação existente entre colonizadores e colonizado, uma equipe – formada pelo repórter Sidney Pereira, o produtor Thiago Amorim, o repórter cinematográfico Elson Paiva e o técnico Manoel Costa –, portando equipamentos de alta tecnologia, se deslocou para a Europa em busca de detalhes da descoberta e curiosidades históricas.
O trabalho de pesquisa durou um ano e contou com o auxílio de historiadores. No roteiro da equipe, estiveram oito cidades em três países – Portugal, França e Espanha. Ao todo, cinco mil quilômetros foram percorridos. "No ano passado, durante o aniversário de São Luís, a gente ficou pensando como a gente poderia fazer um programa, diferente, que não fosse mostrar o que a gente já mostra aqui. Em uma data como essa, é muito importante a gente marcar com algo especial. A gente buscou mostrar a história do lado de lá. Cidades, pessoas e fatos que tinham relação com a nossa história", disse o produtor Thiago Amorim em entrevista à reportagem do Imirante nesta sexta-feira (31).
O programa tenta mostrar, com uma linguagem dinâmica, as influências europeias na história da capital maranhense. Influências presentes até hoje, que surpreenderam a equipe. "A gente já conhece a história, a importância que eles dão para o passado na construção de uma sociedade consciente, que respeita a cidadania. A Europa que se tem, hoje, formada é consequência, é resultado de uma construção de um tempo inteiro. O que, para nós, foi surpresa foi saber que nós éramos tão nobres, que nós tivéssemos uma nobreza tão presente ainda. São Luís é o resultado de uma conquista de uma Europa que dominava conhecimento, de dominava tecnologia, que tinha controle do mundo, que tinha, naquela época, espírito de globalização. Para nós, hoje, a Europa é muito distante, sete a dez horas de viagem. Naquela época, eram seis meses e era um dos cantos mais próximos do mundo", declarou o repórter Sidney Pereira.
Semelhanças
A equipe visitou, também, monumentos e museus, como o Louvre, em Paris, que recebe, atualmente, oito milhões de visitantes por ano e onde foi decidido que Daniel de La Touche, senhor de La Ravardière, um experiente capitão da Marinha francesa no século XVII, viria fundar a França Equinocial. Outro fato que marcou a equipe foi o conhecimento que eles, os europeus, têm sobre nós. "Eles estão muito mais próximos de nós do que nós deles. Todos aqueles com quem nós conversamos já nos conhecem", diz Sidney Pereira. A semelhança entre as culturas permanece viva, presente na indústria naval e a renda de bilros.
Outro fato interessante foi encontrado pela equipe da TV Mirante na comuna de Cancale, onde será inaugurado, no dia do aniversário de São Luís, um busto de Daniel de La Touche. As comemorações contarão com a presença da cantora e compositora maranhense Aline de Lima.
Reconhecimento
O objetivo do programa, segundo os jornalistas, é fazer com que os cidadãos de São Luis possam se reconhecer na história que será contada. "Nós queremos ir além do que os livros contam, mostrar aos maranhenses esse passado de nobreza, mostra a conjuntura da Europa naquela época em que São Luís nasceu em um ponto disputado. É uma forma diferente de abordar São Luís, de mostrar a importância da cidade", conclui Thiago Amorim.
O programa, que será exibido em alta definição, vai ao ar logo após o Fantástico, na TV Mirante. Além do programa, será exibida uma série de reportagens no JMTV 2ª Edição – que vai ao ar, de segunda-feira a sábado após a novela Amor Eterno Amor –, e um Repórter Mirante especial no próximo sábado (8). Também, está prevista a edição de um livro com fotografias da viagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário