domingo, 26 de agosto de 2012

São Luís poderá em breve ganhar um segundo terminal de passageiros

 

Aeroporto será ampliado em 2013 e dobrará capacidade


Infraero investirá R$ 25 milhões nas obras de ampliação do aeroporto de São Luís, que ganhará novas áreas de embarque e desembarque.


Com a entrega das obras de reforma do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) dará início ao processo de licitação do projeto de ampliação do aeroporto, para dobrar a capacidade de atendimento do terminal de passageiros, que passará a ser de 4 milhões de pessoas por ano. As obras terão início em janeiro de 2013 com investimento de R$ 25 milhões.
Segundo a Infraero, os projetos executivos estão sendo finalizados e preveem novas áreas de embarque e desembarque, além de novo saguão de check-in e a criação de espaços adicionais, para a implantação de restaurante e deck panorâmicos. O número de balcões de check-in, que hoje é de 27, passará a ser 47. Esses projetos são considerados prioritários pela diretoria da empresa e deverão ser executados em 2013.
De acordo com o superintendente da Infraero em São Luís, Hildebrando Correia, a empresa está elaborando um novo Plano Diretor para a capital, que conterá estudos que viabilizarão a ampliação do aeroporto. "Temos plena capacidade de atender tranquilamente a capital até 2016, mas já há estudos sendo realizados para avaliar a demanda da cidade e as suas necessidades de mercado. São esses dados que embasarão as obras de ampliação do terminal", explicou.

Projeto - O projeto - que consiste na duplicação da capacidade operacional do terminal, visa que o aeroporto possa atender até 4 milhões de passageiros por ano - foi apresentado pelo movimento empresarial Pró-Infraestrutura, que é liderado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). O projeto licitatório será aberto no próximo mês e a previsão é de que ele seja encerrado até dezembro, para que as obras tenham início em janeiro.
 
Com as obras, o aeroporto terá uma área total de 12,7 mil m² e outros 5,9 mil m² de área serão construídos. O prazo previsto inicialmente para a execução dos serviços é de 10 meses. "A demanda do aeroporto de São Luís está crescendo continuamente, por isso a necessidade de ampliação. Além dessa obra, já estamos acompanhando estudos para a construção de um segundo terminal de passageiros, pois acreditamos que em cinco anos toda a estrutura que deve ficar pronta até o fim do próximo ano será insuficiente", avaliou o presidente da Fiema, Edílson Baldez.

Crescimento - Mesmo com a reforma do terminal, o número de passageiros este ano aumentou 14,99% em relação ao primeiro semestre do ano passado. De janeiro a junho deste ano, 975.876 passageiros embarcaram e desembarcaram no terminal, diferentemente de 2011, quando foi registrado o total de 854.876 passageiros. Segundo dados da Infraero, nos últimos cinco anos, a média de crescimento do aeroporto foi de 22%. Atualmente, 6 mil embarques e desembarques são feitos por dia no aeroporto, que recebe uma média de 27 voos regulares.

Houve mobilização para a finalização de reforma


O prazo do término da reforma foi adiado por quatro vezes, o que causou preocupação
As áreas de embarque e desembarque do Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado foram interditadas em 19 de março do ano passado, depois que técnicos constataram rachaduras na cobertura do terminal de passageiros. Em abril, tiveram início as obras de reforma, que foram adiadas por quatro vezes. Diante dos entraves, órgãos e entidades ligados ao turismo e à economia maranhense se mobilizaram para cobrar a conclusão da reforma.
Em abril de 2011, tiveram início os trabalhos de recuperação da estrutura. A entrega estava prevista para setembro do mesmo ano, mas os serviços foram interrompidos em junho e retomados em agosto, sendo estipulado um novo prazo para a reabertura do terminal, o que ocorreria em janeiro deste ano. Mas o prazo voltou a ser adiado, para março, e, no dia em que as obras deveriam estar prontas, a Infraero anunciou que os serviços só seriam finalizados em maio.
O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação civil pública, que foi acatada pelo juiz federal Jorge Ferraz de Oliveira Júnior, da 6ª Vara Federal, que estipulou para 26 deste mês a conclusão das obras. A Infraero justificou que o retardamento do serviço teria sido causado por problemas no projeto executivo, responsabilizando a empresa EP Engenharia, contratada para a execução das obras.
A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) formou uma comissão de 20 empresários que se reuniram com uma comitiva de congressistas da bancada maranhense no Congresso Nacional e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que discutiu com o presidente da Infraero, Antonio Gustavo Matos do Vale, o término das obras. "Quando uma indústria procura um local para se instalar, ela verifica a disponibilidade de energia, mão de obra e logística, por isso nossa cobrança", afirmou Edílson Baldez, presidente da Fiema.
O ministro do Turismo, Gastão Vieira, também acompanhou de perto a execução das obras. "Com a proximidade da Copa do Mundo, São Luís é uma porta de entrada para aqueles que vão assistir aos jogos nas cidades de Fortaleza, Natal, Recife e Salvador. O que o turista que vem para a Copa tem dito é que quer conhecer Foz do Iguaçu, a Amazônia e os Lençóis Maranhenses. Por isso, tínhamos de ter um aeroporto em condições de receber esse turista", destacou.
O secretário de Estado do Turismo, Jura Filho, fez uma avaliação positiva com relação às reformas do aeroporto de São Luís. "A secretaria acompanhou cada passo da reforma e agora, com o novo terminal, nós vamos receber bem melhor os turistas que vêm ao nosso estado", disse.

Números

25 milhões é a previsão de investimento nas obras de ampliação do aeroporto que ocorrerão a partir de 2013
4 milhões de passageiros devem ser atendidos no Cunha Machado a partir de 2013
12,7 mil metros quadrados será a nova área do aeroporto da capital
6 mil embarques e desembarques são registrados por dia
979.563 passageiros passaram pelo aeroporto no primeiro semestre deste ano
27 voos regulares são atendidos diariamente no Cunha Machado
 
 

Nenhum comentário: