domingo, 26 de agosto de 2012

Concluída a reforma do terminal de passageiros do aeroporto de SL

De acordo com a sede da Infraero, em Brasília, o terminal estará funcionando por completo amanhã, a partir das 17h.

Jock Dean
Da equipe de O Estado

Após quase um ano e meio fechado para reforma, o terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado volta a funcionar às 17h de amanhã, de acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), conforme antecipou O Estado em sua edição de terça-feira, dia 21. Foram investidos cerca de R$ 13,1 milhões nas obras de reforma do terminal, que teve algumas das suas instalações ampliadas e o saguão totalmente climatizado.
Os trabalhos de reforma do aeroporto foram feitos de setembro de 2011 a agosto deste ano. Nesse período, a cobertura do terminal recebeu novas vigas metálicas para sustentação do teto. A nova estrutura foi colocada sob as ferragens antigas, pois a desmontagem atrasaria a entrega da obra. O saguão do terminal de passageiros foi totalmente climatizado - uma reivindicação antiga dos usuários. "A principal melhoria que o terminal recebeu foi a climatização, pois vai dar mais conforto aos usuários durante sua permanência no local", comentou Hildebrando Correia, superintendente da Infraero em São Luís.

Melhorias - Além da climatização, outras instalações do terminal receberam melhorias. A sala de embarque superior teve sua área duplicada e a sala de desembarque ampliada em 118 m². O número de balcões de check-in passou de 22 para 27. A área de cobertura da via e passeio da fachada do terminal foi quase triplicada. "Com uma arquitetura moderna, essa nova fachada é o chamariz do novo terminal. Além disso, usamos uma parte do estacionamento para construir uma nova via de passeio exclusiva para micro-ônibus e vans", informou Hildebrando Correia.
Novas esteiras foram instaladas nos balcões de check-in e na sala de desembarque o telhado da cobertura foi impermeabilizado. Claraboias para permitir iluminação natural foram instaladas, além de novos sistemas de som, de proteção contra descargas elétricas, de detecção e alarme de incêndio. O terminal ganhou também nova iluminação, instalações elétricas e de transmissão de dados. As salas de check-out e as lojas comerciais foram totalmente reformadas. "Inicialmente, a reforma previa apenas o retorno das operações do terminal, mas depois optamos por fazer algumas melhorias para aumentar a qualidade do atendimento do aeroporto", afirmou o superintendente da Infraero em São Luís.
Após a reforma, a área total do aeroporto, que antes era de 9 mil m², passou para 10,7 mil m². Segundo a Infraero, com as ampliações das salas de embarque e de desembarque, bem como a realização de outras melhorias no terminal, haverá aumento da capacidade operacional de passageiros em torno de 40%, além de melhoria dos níveis de conforto para os usuários do aeroporto. Com isso, o aeroporto, que tem capacidade de 2,3 milhões de passageiros por ano, poderá atender até 3,22 milhões.
Nesta semana, começam a ser transferidos para o saguão do terminal de passageiros serviços como os bancários, com a instalação de caixas eletrônicos e quiosques de alimentação. Os lojistas voltarão a ocupar os espaços reservados ao comércio. O prazo de transferência vai depender do cronograma de trabalho de cada um dos concessionários. Uma vez concluída a transferência das operações de embarque e desembarque e dos concessionários para o terminal reformado, as estruturas provisórias que foram montadas para atender os usuários serão desmontadas, o que deve ocorrer na próxima semana.
 

Números


R$13,1 milhões foi o valor investido na obra
2,3 milhões de passageiros é a capacidade de atendimento anual do aeroporto
956 m² é a área da sala de embarque superior
722 m² é a área da sala de desembarque
27 balcões de check-in
17 pontos comerciais
3.240 m² é a área da cobertura da via e passeio da fachada do terminal
10,7 mil m² é a área total do aeroporto

Nenhum comentário: