quinta-feira, 23 de agosto de 2012

São Luís ganha mais um teatro

Governadora inaugura teatro na Liberdade

A entrega do teatro é fruto de uma parceria entre o estado e o Governo Federal.
Em solenidade realizada no fim da tarde de ontem, a governadora Roseana Sarney entregou à comunidade do bairro Liberdade, em São Luís, o Espaço Mais Cultura – Teatro Padre Haroldo, localizado em frente à Praça Mario Andreazza. Durante o evento, Roseana, acompanhada do secretário estadual de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Pedro Fernandes, anunciou a finalização das obras de 320 apartamentos, no bairro Fé em Deus, que fazem parte do projeto PAC Rio Anil.
Segundo a governadora, a entrega do teatro é fruto de uma parceria entre os governos estadual e federal. “Esse teatro é resultado da soma de esforços feita pelo governo do Maranhão, por meio das secretarias de estado das Cidades e de Cultura, e do Governo Federal, por meio dos ministérios das Cidades e da Cultura”, afirmou. Durante a solenidade, Roseana esteve acompanhada ainda da secretária de Estado da Cultura (Secma), Olga Simão, e do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Arnaldo Melo.
De acordo com o secretário Pedro Fernandes, o bairro Liberdade é um dos berços culturais de São Luís e, por essa razão, merecia um teatro dessa magnitude. “Na Semana da Cultura Popular e próximo ao aniversário dos 400 anos da cidade, o governo entrega à comunidade um espaço equipado com condições de disseminar, formar e elevar a cultura popular maranhense, além de ser um exemplo de reconhecimento e de preservação da nossa tradição”, afirmou o titular da Secid.
Durante a inauguração do teatro, Roseana e demais autoridades presentes acompanharam, no palco do Teatro Padre Haroldo, a apresentação do cantor André Ramos, nascido na Liberdade, que brindou o público com a interpretação da música Ilha Magnética, de César Nascimento. Em seguida, a governadora posou para fotos com o homenageado que dá nome ao teatro. Para ele, é uma honra ter seu nome vinculado a uma obra dessa importância.
“Fiquei muito feliz ao saber que receberia esta homenagem, ainda mais com a construção de um teatro que promove cidadania, por meio da cultura, construído no bairro que significa tanto para mim. Agradeço ao Governo do Estado por tudo que fez e fará à Liberdade”, afirmou o padre Haroldo, que realiza trabalhos comunitários no bairro.

Moradias – Quanto à conclusão de obras dos 320 apartamentos no bairro Fé em Deus, o secretário Pedro Fernandes disse que haverá um sorteio para definir quais pessoas residirão nas unidades habitacionais. “Esse procedimento acontecerá no próximo dia 29 para, em seguida, fazermos a entrega dessas novas moradias”, disse o secretário.
A governadora Roseana Sarney ressaltou a iniciativa do Governo do Estado, que custeia metade do projeto, no bairro Fé em Deus. "Todos os estados com alguma obra do PAC em andamento entraram com uma contrapartida de apenas 30% dos gastos. O Maranhão é único estado que arca com 50% do total das obras", frisou a governadora.
Segundo o gestor estadual do projeto PAC Rio Anil, Artur Boueres, essa será a terceira unidade habitacional, em menos de três anos, entregue à população. “Em 2009, entregamos apartamentos na Camboa. Em 2010, houve a entrega de moradias no Monte Castelo. Este ano, realizamos, com sucesso, as obras na Fé em Deus”, informou Artur Boueres.

Mais


O Teatro Padre Haroldo custou R$ 400 mil e disponibilizará à população, além de um palco para apresentações, salas multiuso e uma ampla sala de informática para a comunidade.

Nenhum comentário: