segunda-feira, 30 de julho de 2012

Maranhão recebe aeronave para combater crime

A aeronave será entregue hoje em Brasília; além do Maranhão, outros 10 Estados brasileiros também serão contemplados.

Leandro Santos
Da equipe de O Estado


O Maranhão vai receber uma aeronave para ser utilizada no combate à criminalidade no estado. A cerimônia de entrega acontece na manhã de hoje, em Brasília. O avião será compartilhado entre o Poder Judiciário e as Forças de Segurança Pública.
Além do Maranhão, outros 10 estados brasileiros também serão contemplados com aeronaves. Serão doados 16 aviões de pequeno porte, que foram apreendidos por estarem sendo utilizados para o tráfico de drogas no país. Os estados contemplados são: Acre, Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia e Tocantins.
Entrega - A doação das aeronaves será feita às 11h pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Ayres Britto, e pela corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, no hangar da Polícia Federal, no Aeroporto Internacional de Brasília (Setor de Hangares número 13/14, ao lado do Terminal 2).
Também participarão da solenidade de entrega das aeronaves os presidentes dos Tribunais de Justiça dos estados que receberão as aeronaves, os dirigentes dos órgãos parceiros da Corregedoria Nacional de Justiça no Programa Espaço Livre - Aeroportos, conselheiros e juízes auxiliares do CNJ, entre outras autoridades do Poder Judiciário. Na ocasião, também será lançado um relatório de balanço do programa, com os resultados obtidos desde sua criação, em fevereiro de 2011.
O Programa Espaço Livre tem por objetivo remover dos aeroportos brasileiros as aeronaves que estão sob custódia da Justiça ou que foram apreendidas em processos criminais. Para atingir o objetivo de retirar os 119 aviões que se encontram nessas situações, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) trabalha em convênio com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o Ministério da Defesa (MJ), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Comando da Aeronáutica, o Tribunal de Contas da União (TCU), o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e o Ministério Público de São Paulo (MPSP).
A Anac já avaliou quais aeronaves ainda estão em condições de uso. As que estão sucateadas serão removidas com o auxílio de caminhões do Exército e desmontadas.

Mais


O Maranhão tem um avião monomotor, que foi apreendido há cerca de 10 anos em poder de traficantes de drogas e repassado ao Grupo Tático Aéreo (GTA) para uso em operações de combate à criminalidade no estado.

Nenhum comentário: