segunda-feira, 23 de julho de 2012

Jornalista e escritor José Louzeiro visita exposição sobre o Sítio do Físico

Maranhense conheceu ontem no Centro de Ciências Sociais da UFMA vestígios arqueológicos do sítio e ficou emocionado.


Na tarde de ontem, o escritor e jornalista maranhense José Louzeiro fez uma visita à exposição sobre o Sítio do Físico, montada no Centro de Ciências Sociais (CCSo) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como parte das atividades da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Durante a visita, José Louzeiro foi recebido pelo titular da Segunda Vara de Execuções Penais de São Luís, Fernando Mendonça, que também é proprietário do Sítio do Físico.
Uma das coordenadoras do sítio, Nery Mendonça, acompanhou o escritor e jornalista durante a visita e mostrou a ele vários vestígios arqueológicos encontrados no local. Em alguns momentos, José Louzeiro ficou visivelmente emocionado. Questionado sobre o porquê da emoção, o escritor recorreu à infância.
“Falar de história é lembrar do início de tudo para mim, dos momentos que foram vividos e jamais serão esquecidos. Lembro-me, muito bem, das vezes em que eu e alguns amigos subíamos nas árvores para pegar mangas no bairro onde morava, na Camboa. Recentemente, fui ao local onde era minha casa e descobri que atualmente abriga apartamentos populares. Nessa hora, foi uma mistura de alegria e tristeza, pois não restou nada para lembrar de minha infância mas, ao mesmo tempo, fiquei feliz por saber que, no local, hoje moram pessoas que antes eram bem carentes”, disse o escritor.
Sítio - Louzeiro também demonstrou interesse em saber mais sobre o surgimento do Sítio do Físico. “Quando exercia ativamente a profissão de jornalista, escrevi algumas matérias sobre escavações arqueológicas feitas no Maranhão. Fico satisfeito ao saber que a história da nossa civilização é preservada por iniciativas de pessoas que estimulam a construção de espaços arqueológicos, como é o Sítio do Físico”, declarou.
Para o juiz e proprietário do Sítio do Físico, é uma honra receber um convidado tão ilustre em uma exposição que destaca os investimentos e as atividades de uma importante área de preservação da história. “É uma grande satisfação receber uma pessoa como José Louzeiro, dono de uma carreira impecável no jornalismo e na literatura. Apesar dos problemas físicos que enfrenta hoje, pois está se locomovendo por cadeira de rodas, Louzeiro fez questão de comparecer e conhecer um pouco mais sobre o Sítio do Físico”, finalizou.

História


José de Jesus Louzeiro nasceu em setembro de 1932, em São Luís, Maranhão. Aos 16 anos, já se iniciava no jornalismo na condição de "aprendiz" de revisor gráfico. Em janeiro de 1954, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou, inicialmente, na Revista da Semana, e em O Jornal, da Cadeia dos Diários Associados, de Assis Chateaubriand. Foi repórter de polícia durante mais de 20 anos. Em 1958, fez sua estréia na literatura com o volume de contos intitulado Depois da Luta. Os livros mais conhecidos de José Louzeiro são: Infância dos Mortos; Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia; e Aracelli meu amor.
José Louzeiro é autor de 40 livros e criador, no Brasil, do gênero intitulado romance-reportagem.

Nenhum comentário: