segunda-feira, 11 de junho de 2012

Programação da 35ª edição do Festival Guarnicê de Cinema começa hoje



A programação da 35ª edição do Festival Guarnicê de Cinema começa hoje, às 8h30, e prossegue até as 20h. Filmes das mostrasGuarnicezinho, Murilo Santos, Especial de Longa e as competitivas são opções para hoje. O evento será realizado até o sábado (16),no Teatro da Cidade de São Luís (Centro).
A Mostra Guanicezinho abre o dia, às 8h30, com programação toda dirigida ao público infanto-juvenil, em especial aos alunos da rede de ensino público e particular de São Luís como uma ação de inclusão social do festival. Às 10h, é a vez da Mostra Maranhense de Curta Metragem.
À tarde, às 14h, começa a Mostra Murilo Santos e, às 15h, na Mostra Especial de Longa Metragem, será exibido o filme Flor de Abril, do diretor maranhense Cícero Filho. A obra faz referência a uma flor de beleza simples, de cor amarela, que nasce nas terras nordestinas em um curto período do ano e logo murcha. Assim é que o cineasta explora as tragédias inevitáveis da vida. O filme conta a história de Teresa, interpretada pela atriz maranhense Dayse Bernardo. Romântica e impulsiva, Teresa é arrastada pelas circunstâncias, ama, mata, foge até ser confrontada pelo destino.
Competitivas – Às 17h, começa a mostra competitiva de filmes Curta e Média Metragem.As exibições começam com o filme O Cão (ficção–RS), a produção narra o insuportável exercício de conviver a partir de desentendimentos em família. A seguir, será exibido o documentário Jaçanã e o Adoniran (SP). A película conta a história de um bairro que moldou sua imagem em fatos nem sempre verdadeiros. Uma visita para Elizabeth Teixeira (documentário-RJ); Os Sustentáveis (animação-RS); Meta (ficção –SP); Destimação(animação-GO); A Solidão de Dom Quixote (ficção-MA); César! (ficção-SP); e Depois da Queda (ficção-MT) estão na programação de hoje.
Às 20h, é a vez da mostra competitiva de longas com o filme Cru (ficção-DF). A produção se passa em um açougue perdido no interior do Brasil, quando um forasteiro contrata os serviços de um matador de aluguel. O que parece ser um crime encomendado torna-se, então, um inevitável acerto de contas entre os personagens e seus passados.
Maranhão – A única produção maranhense na mostra competitiva de hoje é o curta A Solidão de Dom Quixote. O filme tem como diretores Vinícius Vasconcellos e Márcio Vasconcelos e traz no elenco o ator Urias de Oliveira em um mergulho no universo cavalheiresco dos cordéis, suas perdas e o encontro consigo, mesmo dentro do estado da solidão humana.
O curta é baseado na performance homônima de Urias de Oliveira, que também assina o roteiro, cujo eixo central é o cavaleiro da triste figura. O filme foi rodado em janeiro deste ano e lançado em abril em São Luís. Com 15 minutos de duração, a produção tem como texto partes de cartas recebidas pelo personagem em vários lugares pelos quais se apresentou, bem como um texto de Dalai Lama sobre a solidão.

Serviço


• O quê
Festival Guarnicê de Cinema
• Quando
Até o dia 16, das 8h30 às 20h
• Onde
Teatro da Cidade de São Luís (Rua do Egito, Centro - antigo Cine Roxy)
• Entrada gratuita

Nenhum comentário: