sexta-feira, 22 de junho de 2012

Cultura maranhense direto do Maranhão para o mundo pela Record News


Foto 9D


TV Guará mostra folclore junino para todo o Brasil e 73 países


21 /jun /2012
A cultura popular maranhense será vista pelo Brasil e mais 73 países, a partir desta quinta-feira, com a transmissão ao vivo pela TV Guará, filiada da Record News em São Luís. O programa especial São Luís, ilha do São João será mostrado direto da Praça Maria Aragão, com uma programação exclusiva do Arraial no horário das 22h15 às 01h15, durante os dias 21, 22, 28 e 29 de junho.
Nesta quinta-feira, a programação começa às 19 horas com a vibração e energia da Dança do Boiadeiro de Alcântara, seguida pela orquestra e beleza do Bumba-meu-boi Lírio de São João. A partir das 21h, quem dá o tom e cor ao palco do arraial é a cantora maranhense Flávia Bittencourt.
A partir das 22h15, no terreiro da Maria Aragão será invadido pelos grupos: Bumba-meu-boi de maracanã, em sotaque de matraca; Bumba-meu-boi de Leonardo, em sotaque zabumba; Bumba-meu-boi da Floresta, em sotaque da baixada; Cacuriá de Dona Teté; e, Bumba-meu-boi Brilho da Terra, em sotaque de orquestra.
Simultaneamente, no Barracão do Forró, se apresentarão os grupos: Dança do Lelê, Dança do Caroço, Tambor de Mina e Tambor de Crioula.
No dia 22, sexta-feira, a festança começa às 18 horas com a apresentação do Grupo de Artes Maria Aragão (Gamar) com o espetáculo [UTF-8?]“Baião [UTF-8?]Seis”. Em seguida, se apresentam Quadrilha Fogo Caipira e o Bumba-meu-boi Brilho das Nações, do município de Grajaú.

Brincadeira junina será mostrada pela TV em rede nacional

Às 21 horas, sobe ao palco o cantor, compositor e instrumentista Papete, mostrando toda a variedade de sons e ritmos maranhenses. E, a partir das 22h 15, os grupos Bumba-meu-boi de Santa Fé (Baixada), Baile de Caixa, Bumba-meu-boi de Ribamar (Matraca), Bumba-meu-boi Unidos Venceremos (Zabumba) e Bumba-meu-boi de Axixá (Orquestra) apresentam para o mundo toda a diversidade cultural da nossa cidade.
No Barracão do Forró, às 19h, Sales do Acordeon promete não deixar ninguém parado com o melhor do forró pé-de-serra e, às 22h, apresentam-se caixeiras do Divino Espírito Santo, Coco Pirinã e Tambor de Crioula.
Quem quiser acompanhar de casa a transmissão da TV Guará ao vivo, poderá assistir pelos canais: 23 da TV aberta e 23.1 na TV digital; canal 08 na TVN; canal 323 na SKY e canal 93 pela JET.
Temporada Junina - Com pouco mais de vinte dias de muita festança, o Arraial da Praça Maria Aragão prossegue até o dia 01 de julho, com uma programação variada, contemplando toda a diversidade cultural das manifestações folclóricas, além de shows com artistas maranhenses e grupos de forró pé-de-serra.
22/06 (sexta-feira)
18h – Grupo Gamar “ Espetáculo Baião de Seis Dança”
19h – Quadrilha Fogo Caipira
20h – Bumba-meu-boi Brilho das Nações – Grajaú
21h – Show de Papete
22h a 01h- Boi de Santa Fé (B), Baile de Caixa, Bumba-meu-boi de Ribamar (M), Bumba-meu-boi Unidos Venceremos (Z), Bumba-meu-boi de Axixá (O)
Barracão do Forró

Nenhum comentário: