sábado, 26 de maio de 2012

Vale Dongjiakou faz primeira operação de carga em São Luís

Operação está em andamento em Ponta da Madeira; neste mês, três Valemax já fundearam na Baía de São Marcos.

O Estado do Maranhão

Dois navios da classe Valemax, os maiores mineraleiros do mundo, estrearam neste mês em São Luís (MA). O carregamento inaugural do Vale Dongjiakou no Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM) está em andamento. O navio chegou à Baía de São Marcos no dia 19 e atracou ontem, com previsão de partida para domingo. Anteriormente, o Vale Malaysia completou a sua primeira carga de 391.096 toneladas de minério nesta semana e já está a caminho da Ásia.
Além disso, fundeou na Baía de São Marcos, ontem, o Vale Itália (em operação desde fins de 2011), de acordo com o site de monitoramento Marine Traffic e também a página eletrônica da empresa de praticagem Pratimar. O navio veio do porto de Tenerife (nas Ilhas Canárias). O site da Vale com a programação dos navios, até o fim da tarde de ontem, ainda não havia sido atualizado com informações sobre o cronograma de carregamento do Vale Itália.
No Brasil, apenas o TPPM está preparado para carregar totalmente os porões dos navios Valemax, que são cargueiros destinados ao transporte de minério de ferro (por isso também são chamados de mineraleiros), com capacidade para transportar 390 mil toneladas, em média, cada um. A frota dessas embarcações será de 35 unidades que devem entrar em operação até fins de 2013. O primeiro Valemax, o Vale Brasil, entrou em operação no primeiro semestre do ano passado.
Estreia - Ainda em relação ao Vale Dongjiakou, o cargueiro está programado para carregar 388.370 toneladas de minério de ferro. O navio está atracado no Píer I do TPPM, que é o atracadouro atualmente utilizado para as operações com os Valemax.
O Vale Dongjiakou é o segundo Valemax construído pela China Rongsheng Heavy Industries (o primeiro foi o Vale China, de uma encomenda de sete navios), que o entregou à mineradora brasileira em março deste ano.

Nenhum comentário: