sábado, 26 de maio de 2012

Comédia Meninas da Noite em cartaz neste fim de semana no Teatro da Fama


Comédia Meninas da Noite, que tem o vampirismo como pano de fundo, está em cartaz, hoje e amanhã, no Teatro da FAMA no Turu.



Júlia Roberta e sua trupe estão de volta. Mas se engana quem acha que se trata de mais uma versão de Uma Linda Quase Mulher. O espetáculo, que foi sucesso de público por mais de 10 anos, sai de cena e dá lugar a uma nova produção da Cia. Deixa de Bobagem. Trata-se da comédia Meninas da Noite, em cartaz hoje, às 20h, e amanhã, às 20h, no Teatro da Faculdade FAMA.
A peça, aguardada com ansiedade pelos fãs do grupo, promete muitas gargalhadas. Ainda na linha do escracho, a montagem, de acordo com o diretor e ator Guilherme Telles, vem mais amadurecida. “Aprendemos muito com Uma Linda Quase Mulher, foi uma escola para nós. Esse espetáculo novo traz esse amadurecimento que é de toda a companhia”, atesta Telles.
Como as personagens – Júlia Roberta (Denilton Neves), Mia Cara de Gato (Arilson Ferreira) e Aurijane Eliglantine (Guilherme Telles) – já têm vida própria (elas extrapolaram a barreira do espetáculo e seguiram “carreira solo” em outras montagens e eventos), o elenco resolveu, em Meninas da Noite, contar uma nova história tendo o trio como personagens principais. “Esse processo aconteceu naturalmente quando as personagens passaram a ser convidadas para apresentar intervenções teatrais em eventos. A empatia foi e é tão grande que elas tomaram identidades próprias podendo se apresentar seja no contexto do espetáculo ou em ações isoladas”, comenta Telles.
Espetáculo - Meninas da Noite tem como pano de fundo os 400 anos de São Luis e aborda um tema que tem sido visitado com assiduidade por escritores e cineastas: o vampirismo. A trupe se prepara para um grande acontecimento que vai mexer com toda sociedade ludovicense: a chegada de uma nova vampira ao Clã Maranhense. Mia Cara de Gato está sendo preparada para esse momento. Ela é a vampira caloura e Aurijane, a chefe do cerimonial, que coordena todos os preparativos.
No entanto, algumas questões são levantadas: como fazer essa iniciação? Como ser vampira em São Luis? Uma ilha com um sol de matar, como viver? ou melhor, como não morrer em uma sociedade na qual não existem shoppings centers, supermercados, lojas de conveniência funcionando 24 horas?. “As vampiras se sentem discriminadas e são obrigadas a viver à margem da sociedade ou se fechar em clãs não muito diferentes das tribos que encontramos pelo Centro Histórico, pela Avenida Litorânea ou em ruelas e becos da periferia”, diz Telles.
Diante dessa missão quase impossível, Aurijane Eliglantine, com ajuda de sua inseparável escudeira Julia Roberta, resolvem buscar na rede mundial de computadores uma experiente mestra de cerimônia de iniciação. As meninas esbarram com Lilica Tripa (Daniel Scatena – a mais nova promessa da companhia) que é chamada para auxiliar na passagem da vampira caloura.
Telles explica que mesmo sendo uma comédia escrachada, o espetáculo tem um tom de crítica social. “O humor nos possibilita isto. Podemos falar dos problemas que nos afligem no dia a dia de forma engraçada, descontraída”, opina.
Meninas da Noite surge depois de um estrondoso sucesso de público: Uma Linda Quase Mulher ficou em cartaz por 12 anos e, nas palavras de Guilherme Telles, não deverá mais ser encenada.
O novo espetáculo tem texto e direção cênica coletivos. Os figurinos são de Cacau de Aquino, cenários de Guilherme Telles, pesquisa musical de Denilton Neves e sonoplastia de Abelardo Telles.

Mais


Companhia Deixa de Bobagem
- Foi criada em 1999
- Desde a sua fundação,
o gênero escolhido
pelo grupo é a comedia
- Com o espetáculo Uma Linda Quase Mulher partes I e II, a Cia. firmou-se como uma das mais atuantes no segmento

Serviço


• O quê
Meninas da Noite, da Cia Deixa de Bobagem
• Quando
Hoje e amanhã, às 20h sábado e domingo 26 e 27 de maio 2012
• Onde
Teatro Zenira Fiquene na faculdde FAMA no Turu
• Ingressos
R$ 20,00

Nenhum comentário: