sexta-feira, 18 de maio de 2012

Superintendência da Codevasf será instalada no Maranhão em outubro

 


Informação é de Cláudio Azevedo, que participou da posse do novo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.

Em meados de outubro, deverá ser instalada no Maranhão a 8ª Superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
O órgão funcionará na antiga sede do Ibama, localizada no Parque do Bom Menino, em São Luís. A informação foi dada pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, que participou, quarta-feira, da posse do novo presidente da Codevasf, Elmo Vaz Bastos de Matos, em Brasília.
A posse, realizada na sede do Ministério da Integração Nacional, foi presidida pelo ministro
Fernando Bezerra, que também empossou o novo superintendente da Sudene, Luiz Gonzaga
Paes Landim. "Eu solicitei ao presidente mais agilidade na instalação da Codevasf em nosso estado para que possamos intensificar as ações do órgão no Maranhão, o qual deve contribuir significativamente com o setor produtivo", afirmou o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca.
Atualmente a Codevasf e a Sagrima estão trabalhando em parceria na execução do Programa Água para Todos, que faz parte do Plano Brasil sem Miséria e que inicialmente atenderá a 250 mil famílias maranhenses que moram na zona rural e que fazem parte do Cadastro Único do Programa Bolsa Família. O novo presidente da Codevasf, Elmo Vaz Bastos de Matos, disse, em seu discurso de posse, que pretende dar um destaque maior à execução das ações do Governo Federal. "Vamos nos empenhar para que a Codevasf tenha destaque na execução de programas do Governo Federal de cunho estruturante, a exemplo do PAC e o Água para Todos", ressaltou. Cisternas - No Maranhão, nesta primeira etapa do programa Água para Todos, estão sendo instaladas cisternas de polietileno com capacidade para armazenar 16 mil litros de água, captada das chuvas e utilizada para consumo humano durante o período da seca. Também serão
instalados sistemas simplificados de abastecimento de água, por meio de poços artesianos.
Numa segunda etapa do programa, a água armazenada será destinada à produção agrícola, no cultivo de frutas e hortaliças, criação de peixes e outras atividades que proporcionarão mais renda e segurança alimentar às famílias.
Sudene - Na 14ª Reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em abril, o chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, assinou convênio com o Ministério da Integração Nacional para a construção de mais barragens de acumulação pluvial, cisternas de produção e pequenos sistemas de irrigação. Na reunião dos conselheiros
da Sudene, em Recife, ficou determinada também a participação do Maranhão na liberação
de recursos, por meio de crédito especial via Banco do Nordeste do Brasil (BNB), para financiamento de projetos relacionados à produção rural e ao empreendedorismo dos setores industrial, comercial e de serviços em municípios com situação de emergência ou estado de calamidade em virtude da seca, que atinge parte do Maranhão. "Temos um trabalho de acompanhamento permanente dessas mudanças e, à medida que esses municípios forem afetados, estaremos instruindo nossos produtores e criadores a lançarem mão dessas linhas de créditos", ressaltou Cláudio Azevedo, que também esteve presente na reunião da Sudene

Nenhum comentário: